OFICINAS MEDIEVAIS: REFLETINDO SOBRE O CRISTIANISMO NO PASSADO E PRESENTE


Por em 18 de setembro de 2019



As Oficinas Medievais: Memória e Resistência desta sexta feira, dia 20, terão como tema a Religiosidade, assunto com raízes profundas no medievo e que influenciam a sociedade atual. As ministrantes Solange Oliveira e Bianca Trindade Messias farão uma análise sobre os ritos de salvação da alma no pós-morte e suas reminiscências na atualidade, além de propor uma atividade lúdica com um jogo sobre a salvação da alma, com base em documentação medieval.

Já o doutorando Alex Costa abordará a santidade e as indagações são: o que é ser santo? Milagres existem? E como é configurada a santidade na atualidade?

A terceira oficina do dia será ministrada pelo professor de filosofia do IFMA-Monte Castelo, Jorge Antônio Soares Leão, tratando da experiencia do tempo em Santo Agostinho. Observando as palavras deste pensador, refletirá sobre o tempo e como vivenciá-lo no momento presente.

A professora Natasha Nickolly Alhadef abordará os estudos do filósofo, teólogo e educador medieval Ramon LLull e seus escritos sobre política, o cotidiano medieval, e educação.

As Oficinas desta sexta acontecerão das 14 às 18 horas, no auditório do Curso de História da UEMA – Rua da Estrela, 329 e contarão com a presença da comunidade e de alunos do ensino médio. As inscrições podem ser feitas no local. A atividade é organizada pelo grupo de pesquisa Brathair, coordenado pela professora Adriana Zierer.



Últimas Postagens