Professor da UEMA Campus Caxias participa de expedição científica no Jalapão

Por em 19 de setembro de 2019

IMG-20190917-WA0075Uma expedição realizada no Tocantins por uma equip de pesquisadores, entre os dias 27 de agosto e 02 de setembro, teve a participação do professor Flavio Kulaif Ubaid, da UEMA Campus Caxias, junto com Marcelo Barbosa, do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), Paulo Antas, da Fundação Pró Natureza (FUNATURA), instituição que coordena a pesquisa, e o técnico Valtécio Carvalho, do Instituto Rural do Tocantins (RURALTINS). Um percurso de 150 km do Rio Novo, e um de seus afluentes, o Rio Verde, durante 5 dias.

A finalidade da expedição foi visitar as UCs (Unidades de Conservação) que compõem a área que possibilita a reprodução da espécie pato-mergulhão, nome científico Mergus octosetaceus. Este animal vinha sendo observado e corria o risco de extinção. Em 2015, foi montada uma força-tarefa no Jalapão para que tivesse início sua reprodução em cativeiro. Segundo Marcelo Barbosa “Um exemplar fêmea da espécie oriunda do Jalapão nidificou (criou um ninho) com o macho oriundo de Minas Gerais. Hoje a operação obteve sucesso, pois estes indivíduos geraram alguns filhotes em cativeiro”.

Calcula-se que entre 12 a 15% da população do pato-mergulhão esteja no Rio Novo: “A inclusão de mais uma UC neste esforço é uma ótima notícia, uma vez que auxilia a preservação da espécie e a unidade passa a ter o registro de reprodução”, comemora Paulo Antas.

Os dados recolhidos pelos estudiosos servirão para conhecer melhor a espécie e, desse modo, favorecer seu crescimento na região. Vale ressaltar a importância de que isso ocorra em seu habitat natural.

Os pesquisadores sabem que para realizar ações efetivas em favor do desenvolvimento sustentável é necessário um pensamento direcionado ao meio ambiente. Como diz Valtécio Carvalho: “No Jalapão devemos nos atentar aos moldes de exploração econômica e ocupação territorial que preconizem a conservação ambiental”.

O pato- mergulhão está incluído no Plano de Ação Nacional (PAN), elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As ações do NATURATINS são de parceria com este Plano desde 2007.

O professor Flávio Ubaid, da UEMA, falou sobre as atividades: “A expedição teve como objetivo principal avaliar a população do pato-mergulhão na região do Jalapão, uma vez que o último censo já estava defasado. O pato-mergulhão é uma das aves mais ameaçadas do Brasil, com população estimada em menos de 250 indivíduos. Parcerias entre a UEMA e outras instituições de pesquisa são importantes para fortalecer os grupos de pesquisa da universidade, ao mesmo tempo em que novas oportunidades de pesquisa e formação de recursos humanos são oferecidas. Para 2020 está prevista uma expedição no sul do Maranhão, cujo objetivo é procurar o pato-mergulhão dentro dos limites do estado”.

Esta pesquisa tem abrangência nacional, com duração de quatro anos, e conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Por Emanuel Pereira