Professor da UEMA é condecorado com Medalha do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia


Por em 19 de setembro de 2019



JOSÉ AUGUSTO SILVA OLIVEIRA (1)

José Augusto Silva Oliveira recebeu o mérito na cidade de Palmas(TO)

Nessa segunda, 16, o professor José Augusto Silva Oliveira, ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), recebeu do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), a renomada Medalha do Mérito do ano de 2019. A honraria “Láurea ao Mérito” foi criada há 61 anos pelo idealizador do Sistema, Adolfo Morales de Los Rios Filho. A solenidade aconteceu na cidade de Palmas (TO), durante a 76º Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.

Para receber o reconhecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua em 2019, a Comissão do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia recebeu 58 indicações vindas de todo o país. Desse total, 27 foram escolhidas pelos integrantes da Comissão do Mérito, que submeteu a lista à análise do plenário do Confea.

70598404_2622427991141721_9070285027169796096_n

Diante do desafio de elaborar a relação final dos homenageados, os integrantes da Comissão do Mérito dedicaram-se à análise do perfil de profissionais e instituições de ensino de alto gabarito que prestaram serviços relevantes ao país e à valorização da área tecnológica nacional.

Neste ano, as Medalhas do Mérito, entregues aos homenageados em vida, e a inscrição no Livro do Mérito, com os nomes das homenagens póstumas, se somaram à entrega de três Placas de Menção Honrosa, destinadas a entidades de representação profissional, ensino e pesquisa. Com isso, foram 27 homenageados.

Para o Chanceler da Comissão do Mérito 2019, Zerisson de Oliveira Neto, os currículos propostos para o “Láurea ao Mérito” em 2019 registram atuações brilhantes. “Tomamos decisões acertadas em momentos decisivos para o país e no dia a dia que mantém em funcionamento a máquina do desenvolvimento”, destacou.

Sobre o professor José Augusto Silva Oliveira

JOSÉ AUGUSTO SILVA OLIVEIRA (3)

José Augusto Silva Oliveira iniciou sua carreira como especialista em Planejamento e em Comercialização Agrícola na Secretaria de Agricultura do Maranhão, onde coordenou vários estudos sobre a conjuntura da produção e do abastecimento agrícola do estado, além de projetos de desenvolvimento rural em diferentes regiões.

A paixão pela docência teve início em 1977, quando iniciou sua trajetória na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lecionando sobre Economia Rural, Política Agrícola, Planejamento e Desenvolvimento Rural e Elaboração de Projetos Agrícolas. Desde então, coordenou o Departamento de Economia Rural, dirigiu o curso de Agronomia, o Centro de Ciências Agrárias até que se tornou reitor em 2007 e, com a recondução, completou oito anos à frente da Universidade. Oliveira considera como seu maior legado a prioridade em capacitar o corpo docente por meio da pós-graduação e da pesquisa. À época, em seu discurso de posse, Oliveira proferiu: “Investir em ciência, tecnologia e inovação é um ato de visão e antecipação do futuro, com retorno evidente em melhor qualificação técnico-profissional, empregos de melhor remuneração, em geração de divisas, em melhor qualidade de vida”.

Sua trajetória profissional, além da dedicação acadêmica, diversas publicações, inclui dois mandatos como conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), representante do curso de Agronomia. Atualmente, o engenheiro agrônomo preside o Instituto Histórico Geográfico do Maranhão (IHGM), do qual participa como sócio efetivo desde 2012. O Instituto ruma para seu centenário e José Augusto trabalha com afinco para que o ano de 2025 seja memorável. “Entre as propostas para o centésimo aniversário do Instituto, pretendemos ampliar o número de assentos, que hoje são 60, para mais nomes relevantes do nosso estado, como intelectuais, historiadores, geógrafos, pessoas que se dedicaram na defesa do patrimônio histórico e geográfico maranhense”. O docente ainda pretende alterar o estatuto a fim de estimular o papel social do IHGM de modo a ofertar à sociedade oportunidade de capacitações gratuitas.

Em 2008, com mais 33 acadêmicos, o engenheiro agrônomo tornou-se membro fundador da Academia Maranhense de Ciências (AMC), que tem como missão não só resgatar a memória dos que fazem e fizeram ciência, mas incentivar e orientar projetos de interesse do estado.

Para saber mais sobre todos os agraciados na Láurea ao Mérito 2019, cliquem aqui. 

Informações: Confea

Por: Walline Alves Guimarães



Últimas Postagens