Reitor da UEMA recebe Medalha do Mérito Educacional Profª. Ana Maria Saldanha

Por em 19 de setembro de 2019

WhatsApp Image 2019-09-19 at 11.36.13O Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, recebeu, nesta quarta (18/09), a Medalha do Mérito Educacional  Profª. Ana Maria Saldanha, concedida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/MA) àqueles que exercem expressiva contribuição à educação maranhense.

WhatsApp Image 2019-09-19 at 10.28.38“Nos sentimos honrados e agradecidos por receber esta importante distinção honorífica da educação. A mais significativa condecoração da educação do Estado do Maranhão. Tamanha distinção, de certo, nunca foi por mim ou pelos demais almejada como propósito. Expresso minha gratidão sincera e genuína aos conselheiros e conselheiras do CEE pela homenagem. Interpretamos o recebimento desta Medalha como uma homenagem a todos os educadores de ontem e de hoje, a todos que fizeram e fazem da educação bandeira de luta e razão de vida, um reconhecimento aos que enfrentaram e enfrentam o imenso desafio de combater o bom combate, o combate a ignorância, ao desconhecimento, a marginalização e a invisibilidade social. Por essa razão, as homenagens de hoje a nós cidadãos e cidadãs, se já era nosso dever zelar, defender e aprimorar a educação do Maranhão agora nos fazem ainda mais responsáveis”, disse o Reitor, durante fala representando a todos os homenageados.

A presidente do CEE/MA, Maria do Perpétuo Socorro,  destacou que a medalha foi criada como forma de reconhecimento à atuação daqueles que contribuem com iniciativas em prol do desenvolvimento educacional do Estado. “A educação, sem dúvida nenhuma, é uma dimensão estratégica e indispensável para a inserção de todos nos espaços da cidadania social e política. Então, o trabalho do educador merece toda consideração e, em função disso, estabelecemos esta medalha. Já a concedemos a muitos que são educadores e também àqueles que se dedicam à educação”, ressaltou ela.

WhatsApp Image 2019-09-19 at 11.36.14

“Quero registrar meu agradecimento e parabenizar o Conselho pelo trabalho que vem realizando. O Conselho muito longe do que aquele que barra as ações, que dificulta, que coloca dificuldades, ele vai muito além das suas atribuições, desde a concepção do Programa Escola Digna, passando hoje pelo Pacto Estadual pela Aprendizagem, implantação das escolas em tempo integral, aprovação do ensino superior na UEMASUL, que foi um longo processo bem construído pelo CEE, até aquelas atividades mais rotineiras. E o mais importante, de legislação a educação do nosso Estado. Então, diante da importância do CEE, parabenizo a todos os homenageados”, realçou o Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão.

Assista o vídeo da cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=7sQxLTvCb_8&feature=youtu.be

Além do Reitor, receberam medalhas também os professores Celite Dalprá; Claudett de Jesus Ribeiro; Rosane da Silva Ferreira; Luenir Moreira Flexa Ribeiro (in memorian), além do Programa Escolas Sustentáveis.

A medalha “Ana Maria Saldanha” foi criada em agosto de 2004, por meio de uma comissão formada por membros do Conselho Estadual de Educação.

Por Paula Lima

Fotos: Edson Costa