Reitoria Itinerante chega aos campi São João dos Patos, Colinas, Presidente Dutra, Barra do Corda e Grajaú

Por em 16 de setembro de 2019

WhatsApp Image 2019-09-16 at 16.17.56 (1)

Entre os dias 10 e 13 de setembro, foi a vez dos campi São João dos Patos, Colinas, Presidente Dutra, Barra do Corda e Grajaú receberem a comitiva do projeto Reitoria Itinerante. Momento no qual os membros da Gestão Superior apresentam resultados obtidos pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), recebem sugestões e considerações da comunidade acadêmica de cada Campus e mostram novas perspectivas e projetos a serem implementados neste novo ciclo de gestão.

A comitiva composta pelo reitor Gustavo Costa; vice-reitor Walter Canales; pró-reitor Roberto Serra (PROPLAD); pró-reitora adjunta de Graduação Fabíola Santana, representando a pró-reitora Zafira Almeida; pró-reitor adjunto da PROEXAE Luís Carlos, representando o pró-reitor Paulo Catunda; pró-reitora adjunta da PPG, Antônia Alice Costa, representando a pró-reitora Rita Seabra, abordou sobre o orçamento da IES, infraestrutura, avaliação dos cursos de graduação, dados sobre a pós-graduação, projetos de extensão, planejamento institucional, recursos humanos, dentre outras iniciativas e articulações para o desenvolvimento acadêmico.

WhatsApp Image 2019-09-16 at 16.17.56

Para o reitor Gustavo Costa essas reuniões nos campi favorecem uma gestão mais participativa. “Encerramos essa semana de muito trabalho e estamos levando para as pró-reitorias e coordenações um conjunto de providências a serem imediatamente implementadas em favor de nossos alunos e professores. A gestão participativa é um requisito de qualidade e nós defendemos esse ideal de boas práticas que tem orientado este reitorado”, enfatizou.

“Esse projeto tem o objetivo de aproximar a direção central da UEMA dos nossos diversos campi, estabelecendo o diálogo, estimulando a participação, ouvindo inquietação, solicitações e demandas. É muito importante ter uma conversa franca e honesta e que possamos sair daqui acordados”, mencionou o Reitor.

WhatsApp Image 2019-09-16 at 16.21.20 (1)

De acordo com o vice-reitor, Walter Canales a reitoria itinerante permite uma conversa sobre diversas questões. “A participação dos alunos é bastante importante, bem como dos professores. Na medida das indagações, vamos esclarecendo pontos e respondendo o mais rápido possível. Procurando assim, maneiras de melhorias apesar das dificuldades”.

Os diretores dos campi destacaram que a presença da comitiva permite uma interação entre o Campus e os Gestores, com a participação ativa de professores, alunos e servidores. Através desse projeto, é possível mostrar a produção acadêmica que vem sendo desenvolvida. É um momento democrático, de estreitamento de lações entre a reitoria e a comunidade acadêmica, refletindo positivamente nas ações e no planejamento de cada Centro.

WhatsApp Image 2019-09-16 at 19.52.48

Por: Karla Almeida