UEMA 4.0: Programa de Inovação Didático-Tecnológica será lançado em Outubro

Por em 17 de setembro de 2019

As inscrições já estão abertas. Acesse: www.quatropontozero.uema.br

Na conjuntura atual da era digital, a Universidade Estadual do Maranhão se insere em um contexto de evolução e transformações didáticas cujos componentes tecnológicos são fatores primordiais. Dessa maneira, a Instituição desenvolveu o “UEMA Graduação 4.0: Programa de Inovação Didático-tecnológica”.

O objeto do Programa é oferecer um conjunto de atividades com fins de atualização didático-tecnológica que articule metodologias ativas com práticas inovadoras na graduação, além da utilização de tecnologias da informação e comunicação a serem disponibilizadas a serviço dos docentes UEMA, em face das transformações sociais, ao abrir as portas do ensino superior para múltiplas pessoas e segmentos.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, ressaltou que a Universidade sentiu a necessidade de inovar no que se refere às metodologias de ensino para atingir o jovem contemporâneo. “O caminho que devemos seguir é o de transformar gerações por meio de uma educação gratuita e de qualidade. O que nos levou a sermos pontuais na oferta de formação continuada de professores para competências de ensino e aprendizagem no cenário atual”, frisou.

Entre resistências, desconfianças e limitações, é possível apresentar caminhos e possibilidades, especialmente quando se tem em vista a formação integral para o cidadão neste contexto. Assim, a Coordenadora do “UEMA Graduação 4.0”, profa. Sannya Rodrigues, sublinhou que cabe à UEMA agir no e com o professor, de modo que ele se perceba autor e ator desse processo. “Devemos considerar novas práticas pedagógicas e profissionais a serem desenvolvidos pelas instituições de ensino superior. Elegem-se outros e novos processos de aprendizagem que contemplem metodologias em concordância com as atuais dinâmicas de aquisição de conhecimentos e que fortaleçam a prática docente com enfoque em competências”, disse.

Com o “UEMA Graduação 4.0”, a Universidade Estadual do Maranhão preconiza a importância de assegurar na formação dos docentes, especialmente aqueles que não tiveram formação pedagógica na graduação ou posterior a ela, uma proposta de atualização didático-tecnológica com ênfase em metodologias ativas especialmente atravessadas ou mediadas pelas tecnologias digitais, para assim, agirem com empoderamento nas suas áreas, não apenas utilizando as atuais tecnologias, mas percebendo os movimentos do mundo do conhecimento que o levaram a evoluir até aqui.

Como será o “UEMA Graduação 4.0”?

A Universidade Estadual do Maranhão irá ofertar cursos de curta duração para formação docente, e dará visibilidade a outros cursos de curta duração e longa duração já desenvolvidos na Instituição.

A plataforma do “UEMA Graduação 4.0” está dividida em módulos. O primeiro será: “Inovações na prática pedagógica: formação continuada de professores para competências de ensino e aprendizagem no século XXI”. Este módulo conterá cursos e palestras com temas variados, entre eles: As práticas pedagógicas mais inovadoras do momento; Da Sociedade da Informação à era da Ubiquidade e Indústria 4.0: o que recai para a universidade?; Espaços inovadores para aprendizagem significativa; Competências digitai, entre outros.

No segundo módulo, “Metodologias ativas e TDIC”, alguns dos temas a serem abordados são: Internet das Coisas; Uso de metodologias ativas; Tecnologias que todo educador deve conhecer, entre outros.

As inscrições para docentes já estão abertas. Clique aqui

Por: Walline Alves Guimarães