UEMA assina acordo de cooperação com Academia Maranhense de Letras, Ciências e Artes Militares

Por em 23 de setembro de 2019

DSC_0127A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) assina Acordo de Cooperação Técnica, Cultural e Científica com a Academia Maranhense de Letras, Ciências e Artes Militares (AMCALM). O objetivo é desenvolver um conjunto de ações de mútuo interesse, por meio do intercâmbio de informações, da troca de experiências e de conhecimentos técnicos e acadêmicos, organização de eventos, produção técnico-científica e outras atividades correlatas.

“Nós da Universidade sempre entendemos como dever estabelecermos relações interinstitucionais, que nos permitam realizar projetos em conjunto. Nesse sentido, estamos celebrando para além de um acordo de cooperação, uma aliança institucional, que com certeza será duradoura, que passará por nós e perdurará seguramente como devem ser a relações institucionais. Tenho convicção de que essa parceria dará bons frutos, essa é a expectativa. Fico feliz, também, porque teremos vários guardiões todos com elevado espírito público e atuando no sentido de que possamos expandir a presença do Estado do Maranhão, de suas universidades e instituições no campo das produções literárias, das manifestações artísticas e culturais e, principalmente, como no nosso caso, na geração de conhecimento científico”, disse o Reitor Gustavo Costa.

DSC_0072De acordo com o Presidente da AMCALM, Coronel Carlos Furtado, “esse é um momento histórico, a Academia precisa estar aliada a instituições fortes e sérias em seu mister, uma vez que integra uma plêiade de acadêmicos, que tem buscado atingir seus objetivos estatutários e regimentais, que é o objetivo social e o apoio ao desenvolvimento cultural. Portanto, avançando gradativamente e já se tornando como umas das mais atuantes em seu segmento, a diretoria do AMCALM vem agradecer a todo o corpo diretivo da UEMA, por meio do seu magnífico reitor, possuidor de uma sensibilidade com as causas do ensino e da cultura”.

Estavam presentes, ainda, no momento da assinatura, os conselheiros da AMCALM Clésio Muniz e Pedro Ivo, a Pró-reitora da Infraestrutura, Profa.Fabíola de Oliveira, além de assessores da reitoria.

História da AMCALM

Com experiências bem-sucedidas, o ideário em criar um sodalício literário no Maranhão, especificamente composto de policiais e bombeiros militares, bem como personalidades naturais que com a PMMA e CBMMA possuíam estreitos laços fraternos, foi se fortalecendo. Desta forma, aqueles que possuíam habilidades como escritores, somados aos mestres e doutores acadêmicos, foram sendo sondados objetivando ao lançamento de mais uma notável experiência, a criação de uma Academia Maranhense de Letras e Ciências. Assim, após reuniões, diálogos e sugestões, com a presença de 22 fundadores no templo do Brigadeiro Falcão, o quartel do Comando Geral da PMMA, no dia 31 de maio de 2018, nasceu a ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM “A Casa de Feliciano Antônio Falcão”.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho