Participe do lançamento do livro “Práticas Curriculares e o Ensino de Ciências e de Biologia na discussão das Doenças Tropicais”, publicado pela Editora UEMA

Por em 30 de setembro de 2019

1b67926c-6afb-4f9a-9478-c48539243e90A Universidade Estadual do Maranhão convida para o lançamento do livro “Práticas Curriculares e Ensino de Ciências e de Biologia na Discussão das Doenças Tropicais”, de autoria dos professores Jackson Ronie Sá da Silva (UEMA) e Nilvanete Gomes de Lima (IFMA), publicado pela Editora UEMA.
Produção bibliográfica fruto de trabalho acadêmico coletivo com estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMA/Programa de Formação de Professores ENSINAR/Polos de Colinas – MA e Lago da Pedra – MA.
O livro problematiza quatro doenças infecciosas e parasitárias que apresentam significativa prevalência no estado do Maranhão: hanseníase, tuberculose, leishmaniose e esquistossomose. Apresenta possibilidades didáticas e metodológicas para a discussão das referidas doenças tropicais no ensino de Ciências e Biologia da Educação Básica. Discute a importância das Práticas Curriculares em Educação em Saúde para ações de prevenção via a agência escola. Focaliza o papel da professora e do professor no desenvolvimento de práticas pedagógicas investigativas, problematizadoras, críticas, contextualizadas e interdisciplinares caso sejam abordadas as referidas doenças no espaço escolar, nas salas de aula e em outros contextos formativos.
O lançamento será na XIV Mostra Acadêmico-Científica do Curso de Ciências Biológicas da UEMA, campus Paulo VI, Prédio do Curso de Ciências Biológicas, Auditório da Biologia, dia 09/10/2019, às 17h.
dd8e6d61-32a3-442e-a77d-7957cfd17c3b