UEMA e AMDB realizam o II Simpósio de Distrofia Muscular Duchenne

Por em 20 de setembro de 2019

DSC_0244

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Acessibilidade (NAU), em parceria com a Associação Mães Duchenne do Brasil realizou, no auditório do Centro Educacional e Social São José Operário – CESJO, o II Simpósio Distrofia Muscular Duchenne.

O evento objetivou levar informação sobre a Distrofia Muscular no que diz respeito aos cuidados em casos de urgência e emergência, como falência respiratória, acometimentos cardíacos, cirurgias emergenciais, entre outros, com a realização de um simpósio em São Luís.

Foram realizadas palestras proferidas por profissionais renomados, como a Neurologista, Dra. Carolina Sakae Ikuta e a Fisioterapeuta, Maíra Arrivabene Coelho, ambas de Curitiba; e a diretora social e representante do Maranhão da AMDB, Albenizia Pereira de Melo.

DSC_0261De acordo com a Neuropsicóloga do NAU, Margareth de Paula, a UEMA tem a missão de garantir a acessibilidade e permanência do aluno com deficiência física na instituição e possibilitar que ele vá para o mercado de trabalho. E o Núcleo responsável por intermediar esse processo é o NAU que realiza o acompanhamento educacional dos estudantes com deficiência, transtornos de desenvolvimento, altas habilidades, distúrbio de aprendizagem ou em transtornos de saúde mediante a remoção de barreiras físicas/arquitetônicas, comunicacionais e pedológicas, viabilizando condições para expressão plena do potencial do estudante durante o ensino e aprendizagem, garantindo sua inclusão social e acadêmica.

A diretora social e representante do Maranhão da AMDB, Albenizia Pereira de Melo destacou que o intuito do Simpósio foi apresentar mais informações sobre a DMD aos profissionais da saúde e educação, pois é necessário um maior conhecimento sobre essa Distrofia. “Sabemos que não conseguimos fazer nada sozinhos e o NAU nos abriu as portas para a realização dessa parceria de extrema relevância”, enfatizou Albenizia.

Carlivan Conceiçaõ Ferreira Braga, representante da AMDB, mencionou, “alcançamos nossa meta e foi bastante satisfatório capacitar e informar os profissionais da saúde, acadêmicos, e também, da área de educação um pouco mais sobre o que é a Distrofia Muscular de Duchenne”.

O que é a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD)?

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é um tipo de distrofia muscular que causa a fraqueza dos músculos. Isso ocorre pela falta de distrofina, uma proteína que proporciona a estabilidade da membrana do músculo. A fraqueza progride com o tempo e leva a dificuldades motoras para caminhar, correr, pular, levantar-se e, nos estágios mais avançados, para respirar. À medida que essas atividades se tornam mais difíceis, a pessoa com DMD passa a necessitar de ajuda para realizar as atividades da vida diária.

A Distrofia Muscular de Duchenne afeta, principalmente, indivíduos do sexo masculino, com incidência estimada de um a cada 3.500 meninos nascidos vivos. Pessoas do sexo feminino podem carregar o gene defeituoso, mas não apresentam sintomas, em sua grande maioria.

Alguns dos sintomas mais evidentes são: atraso na fala e nos primeiros passos; quedas frequentes; sintomas de fraqueza muscular; em alguns casos, dificuldade de aprendizado e comportamento; caminhar na ponta dos pés; aumento das panturrilhas; dificuldade em acompanhar o ritmo dos colegas durante atividades físicas e brincadeiras.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho