UEMA e Governo do Maranhão realizam I Workshop sobre a Amazônia Maranhense

Por em 11 de setembro de 2019

workshopam1

O Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria de Gestão Ambiental, e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) realizaram nesta terça-feira (10), o I Workshop sobre a Amazônia Maranhense.

Com o tema “Um olhar educativo sobre um ambiente em transformação”, o evento tem como objetivo contribuir com a consolidação das discussões acerca da importância e conservação da região amazônica.

Participaram da abertura do Workshop o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa; o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Rafael Carvalho Ribeiro; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Luís dos Santos; o professor da UEMA e pesquisador sênior do Zoneamento Ecológico-Econômico pelo IMESC, Luís Jorge e Assessora de Gestão Ambiental da UEMA, Andrea de Araújo.

Segundo o reitor da UEMA, Gustavo Costa, o workshop possibilita promover um debate propositivo entre pesquisadores, estudantes e sociedade sobre as questões que envolvem a Amazônia. “A razão primordial desse evento é trazer os profissionais que têm se dedicado a colocar luz sobre essas questões e promover discussões que nos permitam ir na direção da nossa meta mobilizadora, que é um modelo de desenvolvimento sustentável e igualitário. A UEMA assim se coloca como representante legitima do conhecimento que se produz no estado, irmanando as instituições e colocando o espaço desse workshop como espaço de proposta e principalmente um espaço de resistência acadêmica”, afirmou o reitor.

workshopam2O secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Rafael Ribeiro, falou sobrea necessidade de dialogo entre a administração pública e o conhecimento produzido nas Universidades. “Enquanto agentes da administração pública devemos estar em conjunto com a comunidade acadêmica, com o que é produzido nas Universidades, em especial no que concerne os relatórios e as proposições a respeito do que pode nos ajudar a fomentar os trabalhos de maneira a proporcionar melhores métodos de preservação e em especial de usufruto dos recursos naturais. Por isso é muito salutar a iniciativa da Universidade em promover esse debate”, disse Rafael Ribeiro.

O presidente da Fapema, André Luís dos Santos, destacou a importância das pesquisas realizadas no estado para a preservação da Amazônia. “É importante colocar a disposição da sociedade os dados, bem como discutir ações e projetos pertinentes a essa temática. A Fapema é um dos pontos focais de fomento a pesquisa, e subsidiar pesquisas que possam tratar de analises espacial, temporal, por exemplo, que permitem a preservação do nosso bioma é essencial”, falou André Luís.

O pesquisador sênior do Zoneamento Ecológico-Econômico pelo IMESC e professor da UEMA, Luís Jorge, falou sobre os objetivos do Workshop. “O evento visa duas coisas em especial, primeiro, apresentar um panorama das pesquisas desenvolvidas pelas instituições públicas no estado, pesquisas essas de bastante qualidade sobre a Amazônia. E o segundo aspecto é fomentar discussão entre as mais diversas instituições e sociedade para que possamos aos poucos construir relação de pertencimento em relação ao bioma e consequentemente a formatação de politicas públicas com o conhecimento técnico e científico adequado”, destacou o professor.

O I Workshop sobre a Amazônia Maranhense contou em sua programação com palestras, mesas-redondas e debates acerca da biodiversidade, conservação e manejo dos recursos ambientais, além de tratar sobre os aspectos legais, econômicos e culturais ligados à região amazônica do estado.