UEMA gradua 49 profissionais no Campus Itapecuru-Mirim

Por em 25 de setembro de 2019

B5B63454-AFBA-4F6C-B066-C9EBEFB4A212Nesta terça (24), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou Cerimônia de Colação de Grau do Campus Itapecuru-Mirim. 49 formandos receberam grau nos cursos de Tecnologia em Agronegócio, Letras, Geografia e Pedagogia.

2C616781-0C05-49EC-8BD2-9F18E2F5DDAA“Essa vitória que é de cada um vocês, é de todos nós, como sociedade, como povo do Estado do Maranhão. A vida, de fato, é um combate, já dizia Gonçalves Dias, e nós combatemos o bom combate. Combatemos o preconceito, a descrença. Devemos todos compreender que no Brasil de hoje é um desafio de coragem e esperança fazer universidade pública gratuita. E esse desafio é de todos nós. Nos irmanamos em torno de um ideal, levar a oportunidade de uma formação superior a um número cada vez maior de cidadãos e cidadãs. Essa é apenas uma das missões da UEMA. Digo que aqui estamos diante de homens e mulheres da ciência, que hoje saem daqui certos de que estão aptos, com habilidades e competências novas para desempenharem as suas profissões diante de um mercado de trabalho desafiador, competitivo e dinâmico”, disse o reitor Gustavo Costa.

AC2673E9-8CE7-4C1D-A07F-DCB181B3F0EDDe acordo com a Diretora do Campus, Thalita Queiroz, “a graduação não é um fim, mas o início de uma nova fase nas vidas de vocês. Fase essa que vocês colocarão em prática os ensinamentos que adquiriram durante o período acadêmico. Tenho certeza que cada formando está mais habilitado e apto a desenvolver com excelência o mister para o qual tanto se prepararam nos últimos anos”.

Durante seu discurso, o orador Victor Samuel Sousa, do Curso de Tecnologia em Agronegócio, destacou que valeu à pena cada esforço. “É com muita alegria e a maior de todas as certezas que afirmo com todos e para todos que valeu a pena cada esforço, lágrima, cada noite em claro. Hoje somos nós que brilhamos nesta Solenidade e só temos a agradecer!”, falou ele.

Para a paraninfa Katiana Oliveira dos Santos, do curso Tecnologia em Agronegócio, esta noite ficará eternizada na memória e coração de cada formando. “Não só dos formandos, mas dos familiares que fizeram sacrifícios, oraram, rezaram, encorajaram esses alunos, tão especiais para esta Universidade e para a sociedade. Não deixem a arrogância tomar conta de vocês. Sejam objetivos, se aperfeiçoem profissionalmente, trabalhem, ajudem o nosso país a se desenvolver, sejam os melhores, sejam autênticos, mas sejam humanos”, enfatizou.

E8249918-3F77-48D9-81DD-CF463079763CO deputado estadual Wendell Lages esteve presente na cerimônia e deixou seus parabéns aos formandos: “Sei todo o sentimento que está passando nos seus corações. Quero parabenizar a cada um pelo esforço dedicado durante anos na vida acadêmica. Também quero parabenizar a UEMA pelo trabalho realizado no Campus Itapecuru-Mirim”.

09EBBD2D-ABDE-4E83-BA58-B060614D7EB1Durante a solenidade, foi entregue certificado e troféu de Mérito Acadêmico à formanda Juliana Cristina Sousa Silva, do curso de Letras, que teve melhor desempenho durante a graduação.

Texto e Fotos: Paula Lima