UEMA participa do Dia da Árvore no Complexo Ambiental do Rangedor

Por em 23 de setembro de 2019

WhatsApp-Image-2019-09-23-at-11.51.33Em celebração ao Dia da Árvore (21 de setembro), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), realizou uma vasta programação no Parque do Rangedor. O intuito foi incentivar ações sustentáveis voltadas ao meio ambiente. A ocasião contou com distribuição de mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais, além de torneios esportivos e apresentações culturais.

As mudas distribuídas são resultantes da Fazenda Escola São Luis, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). São produtos das atividades acadêmicas de técnicos e alunos do Núcleo de Desenvolvimento de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) e Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) da UEMA.

Segunda a professora Ariadne Rocha, Coordenadora de Extensão e engenheira agrônoma da UEMA, “as mudas foram produzidas em atividades práticas dos alunos do curso e projeto de extensão e foram selecionadas para o evento, respeitando dois critérios: ser espécie nativa do Estado e espécies frutíferas e medicinais”.

Na oportunidade, o público foi convidado para participar do abraço simbólico em um ipê amarelo – árvore de maior expressão no parque. A ideia foi estimular toda a sociedade a se comprometer a plantar e manter a cidade mais verde com o plantio de mudas e a manutenção das unidades de conservação distribuídas pelo Estado.

WhatsApp-Image-2019-09-23-at-11.54.10

“O evento tem uma dupla dimensão: uma simbólica de reafirmamos o compromisso sustentável e que haja proteção ao meio ambiental; e uma dimensão prática, na medida em que estamos juntos, aqui, melhorando o Parque do Rangedor, mediante essa ação de plantio de árvores, para haja essa compreensão de que nós precisamos de mais árvores e menos armas. Quando nós nos comprometemos com a vida e com o meio ambiente, nós estamos viabilizando uma sociedade melhor pra gente e para gerações futuras”, disse o governador Flávio Dino.

Por Paula Lima