UEMA realiza colação de grau no Campus Coelho Neto

Por em 6 de setembro de 2019

96E6C4BB-847D-41FA-AAC8-B8355E04B85EA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  realizou, nesta quinta (05/09), a cerimônia de colação de grau do Campus Coelho Neto. Cerca de 20 formandos dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Licenciatura Habilitação em Biologia receberam grau.

24ED0A64-6C04-4398-BB17-002C87ECCAF2

“No momento em que precisamos reafirmar nosso compromisso com a educação estamos formando novos professores. E professores numa área em que singulariza o estudo da vida, da sua evolução. O trabalho de vocês está no centro de uma agenda que é global. Costumo dizer que ninguém sai pronto da Universidade, mas diferentes de quando entraram, não só por saberem mais sobre o campo de conhecimento que escolheram, mas também por tudo que viveram se tornando seres humanos melhores. Acredito que a educação é o caminho para transformação de vidas, por isso a minha certeza de que este é um momento feliz para a sociedade que irá usufruir das atividades desses novos profissionais, que se formam hoje. Que vocês façam disso a energia a movê-los de hoje para todo o sempre. Essa página nova que começam a escrever que seja bem aventurada e repleta de boas realizações, disse o Reitor Gustavo Costa.

De acordo com a Diretora do Campus Coelho Neto, Profa.Raimunda Nonata Reis Lobão, “hoje todos que prestaram um juramento sabem e entendem que educar não é apenas ensinar. Eu posso ensinar alguém e não necessariamente educar esta pessoa. O ato de educar encontra-se na esfera do espírito. Convido e instigo vocês nessa fase brilhante a avançar mais, a ousarem corajosamente nos sonhos que vocês trouxeram há quatro anos ou há um ou dois semestres atrás. Prossigam no sonho e materializem-no em obras, em resultados, em progresso. O potencial de vocês é enorme. Saibam disso”.

FDE4053F-115E-4168-9F99-939FF8448F51A oradora oficial dos formandos, Rosineide Magalhães de Sousa, do curso de Ciências Biológicas, falou sobre a longa jornada percorrida. “Não foi nada fácil. Por tudo que vivenciamos ao longo desses anos, o sentimento dessa noite se resume em apenas uma palavra: gratidão. O esforço de cada um é refletido hoje na nossa vitória. Adentramos ao curso jovens, cheios de medos e incertezas e sairemos daqui, hoje, biólogos, carregando a missão de levar conhecimento para essa e para as futuras gerações, orgulhando-nos do nosso ofício e lutando para que ele seja sempre reconhecido e valorizado”, destacou.

05383358-1C56-4BE8-A84A-457B684908CCA paraninfa, Profa.Angela Maria Oliveira Saraiva, do curso de Ciências Biológicas, realçou que a formatura dos jovens significa transformação da comunidade local: “Obrigada a nossa Universidade por possibilitar que nossos jovens tenham igual oportunidade e melhor qualificação profissional, transformando as vidas da nossa comunidade. E digo que vocês formandos a partir de hoje fazem parte de um seleto percentual de cidadãs e cidadãos brasileiros que concluem um curso superior. Com isso aumenta suas responsabilidades e seu papel perante a sociedade, que espera mais de vocês. Hoje cada um inicia um novo ciclo em sua vida aqui na graduação. Mas, não é o fim e sim o começo de uma nova empreitada rumo ao desenvolvimento profissional, social e pessoal”.

O juramento foi feito pela formanda do curso de Ciências Biológicas, Gerciane dos Santos Lima.

Durante a cerimônia, ainda, houve a premiação do Mérito Acadêmico, sendo premiado o formando que teve o melhor desempenho acadêmico ao longo da graduação: José Augusto Rodrigues de Carvalho, Curso de Ciências Biológicas.

D5977DD8-FF36-4753-A6FE-F2EFFB76F021

Texto e fotos: Paula Lima