UEMA realiza colação de grau no Campus Presidente Dutra

Por em 13 de setembro de 2019

20C5B783-8B65-483D-A413-80CAF2EBFF26

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  realizou, nesta quinta-feira (12), a cerimônia de colação de grau de cerca de 50 formandos dos cursos de Letras e Pedagogia dos campi de Presidente Dutra e Barra do Corda e do polo de Dom Pedro.

“Fazemos parte da UEMA porque somos merecedores. Histórias únicas e maravilhosas foram reunidas nesta universidade, ambiente acolhedor, interativo e inclusivo. A maior aprendizagem adquirira nessa trajetória foi a experiência de apreender com pessoas carregadas de realidades totalmente diferentes da minha.  Com isso, declaramos que estamos aqui para fazer um mundo cada vez melhor através da educação”, discursou a oradora da noite Elke Maria de Sousa Pereira, do Curso de Letras.

A8A73713-0066-428E-9FA8-74D9F71B9E26

O paraninfo da solenidade, professor Arielson Tavares, do Curso de Letras enfatizou, “desejo que todos vocês tenham um futuro brilhante. Obrigado a cada um, que faz parte da minha vida e que permite engrandecer minha história com retalhos deixado em mim, que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser partes de suas histórias”.

A diretora do curso de Letras, Rosa Amélia Sousa Henrique falou em nome da diretora do Campus Presidente Dutra, Tânia Maria Cavalcante de Souza, “podemos dizer com ênfase: o sonho virou realidade. Vocês percorreram uma gloriosa trajetória e venceram grandes desafios. Este nobre momento não se constitui dos estudos, senão o encerramento de um ciclo.  Na geração do conhecimento, o aprendizado é essencial ao exercício profissional, por isso temos o propósito de incentivá-los a serem líderes e ao se formarem vocês se tornam a esperança da sociedade na solução de problemas do nosso país”.

3B6B226A-B359-482E-849A-E80AB5E51DEC

A assistente, Joelma Alves, representando o Diretor do Campus Barra do Corda, Joel Alves destacou, “a UEMA ao longo dos seus 35 anos, vem abastecendo o mercado com profissionais competentes e comprometidos, superando todos os turbulentos obstáculos. Queridos formandos, agora, compete a cada um, o exercício da sabedoria para lidar com determinação o desafio do sucesso. Continuem em busca do conhecimento, escolham ser vencedores. A diferença estará em vossas atitudes”.

De acordo com o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana, “a colação de grau é uma cerimônia cercada de formalidade que simboliza o poder e a hierarquia. Todo esse processo encerra o ciclo da graduação. Concluindo este ciclo, outros virão e que em cada um deles, vocês façam mais do que os outros esperam de vocês, esse pode ser considerado um dos segredos para o sucesso. Caro formandos, a vida não é um mar de rosas, as dificuldades lhes serão colocadas e caberá à vocês a transposição dos mesmos, são meios para testar o amadurecimento. Nos da UEMA estamos orgulhosos e com a sensação de dever cumprido. Reflitam em suas escolhas, estudem e trabalhem muito”.

O juramento foi feito pela aluna Thayrone Rodrigues Carvalho, do Curso de Letras.

Durante a cerimônia, foram premiados os formandos que tiveram melhor desempenho acadêmico ao longo da graduação: 1º lugar do Campus Presidente Dutra – Angela Brenda Costa da Conceição; 1º lugar do Campus Barra do Corda – Adervania Cabral Cunha; 2º lugar do Campus Barra do Corda – Neudson Nicário Ferreira e 3º lugar do Barra do Corda – Mariana Soares Bezerra, todos do Curso de Letras.

71E0C7FD-81EB-4DDE-8858-D3A852854B56 3F834776-B3BD-48F6-B40D-A4E8564E7E6E BF23FB15-FB48-4DEC-AF43-4CA6A2E36F71 0B0B98F3-14DC-44F0-A449-AE24EAB32980

Por: Karla Almeida

Fotos: Paula Lima