UEMA realiza III Workshop Guyamazon

Por em 30 de setembro de 2019

IIIguyamazon

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (30), a abertura do III Workshop Guyamzon. O evento visa integrar e promover o avanço tecnológico de dados dos solos dentro do programa Guyamazon.

O programa é uma parceria Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD/França), e conta com o auxilio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Participaram da abertura do evento o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, representando o reitor, Gustavo Costa; a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Rita Seabra Nogueira; o Assessor para Relações Internacionais da UEMA, Thales Passos; o coordenador brasileiro do Workshop, José Fernando Bezerra; o pesquisador do Instituto Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD/França), Thierry Desjardins e o coordenador do mestrado em Engenharia da Computação da UEMA, professor Evaldo Carvalho Santana.

“O Guyamazon é um programa franco-brasileiro de cooperação transfronteiriça de pesquisa, de reforço, de capacidades e de inovação na Amazônia, que tem a finalidade de incentivar e apoiar projetos de pesquisa, de formação, com uma ampla colaboração entre pesquisadores das instituições de ensino envolvidas, e pesquisas francesas prioritariamente da região da Guiana e dos estados brasileiros Amazonas, Amapa, Maranhão e Pará”, explicou o coordenador brasileiro do Workshop, José Fernando Bezerra.

De acordo com o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, o evento vem para fortalecer a parceria entre Brasil-França, fortalecer a pesquisa e a ação na Amazônia. “Esse workshop é muito importante para a UEMA, porque é uma ação que preza pela manutenção da pesquisa e seus orçamentos e de suas parcerias. Outro ponto a destacar é importância de se conhecer melhor a região amazônica, da qual nosso estado faz parte. Além, é claro de fortalecer essa parceria entre pesquisadores brasileiros e franceses”, afirmou Walter.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Rita Seabra Nogueira, que ministrou a palestra de abertura “A PPG e a Pesquisa na UEMA”, destacou a importância da realização de eventos como esse. “É necessário divulgar cientificamente e tecnicamente as ações de pesquisa, e esse tipo de reunião de trabalho é muito proveitosa, uma vez que saímos daqui com muitos encaminhamentos”, disse.

Durante a manhã ainda foram realizadas as palestras “Geoprocessamento Aplicado a Estudos Ambientais no Maranhão”, ministrada por André Luís Silva dos Santos, presidente da Fapema e professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e “Matéria Orgânica do Solo: Propriedade, Funções e Dinâmica”, ministrada por Thierry Desjardins.

IIIguyamazon1