UEMA reúne Conselhos Superiores e aprova matérias importantes para a instituição

Por em 26 de setembro de 2019

Reunião dos ConselhosTerminou na manhã desta quinta-feira (26), as reuniões dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que tiveram início ontem, no auditório do UEMANET, Campus Paulo VI, com o objetivo de discutir e aprovar propostas e projetos que serão aplicados no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na instituição.

Ontem reuniram os Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) e de Administração (CAD), e hoje pela manhã foi a vez do Conselho Universitário (CONSUN).

Conforme explica o reitor Gustavo Pereira da Costa, que presidiu os trabalhos, diversas matérias foram colocadas para a deliberação dos conselheiros, e que se constituíram em pautas importantes de interesse da comunidade universitária e da sociedade em geral. Na sua avaliação, o reitor destacou como grande avanço, a aprovação da Proposta de Criação da Agência de Empreendedorismo e Inovação da UEMA, que segundo ele, é uma estrutura implantada, agora, para cuidar da política de inovação e empreendedorismo no âmbito da universidade, incorporando-se ao Núcleo de Inovação Tecnológica, uma das matérias que o professor considera de grande importância para a UEMA.

Outra pauta que o reitor Gustavo consederou de grande relevância para os professores e servidores, foi a Proposta da Identificação Funcional Digital, que vai permitir que eles comprovem, por meio de um sistema de QR CODE de autenticação, que são funcionários da instituição. “Isto é também uma forma de dignificar as carreiras e de colocar esses profissionais em um patamar de reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem. Essa questão identitária é um grande avanço na política de gestão de pessoas na Universidade Estadual do Maranhão”, declarou Gustavo.

O professor ainda mencionou, com ênfase, a aprovação do projeto do Curso de Especialização em Direito Público para o CCSA, que será implantado em parceria com a Escola Superior da Magistratura e com a Assembleia Legislativa. “Além da aprovação de projetos pedagógicos de diversos cursos, aprovamos normas do PIBITI/UEMA, e, ainda, outras matérias que dizem respeito à regularização de cursos. Enfim, finalizamos nossas reuniões com participação ampla dos conselheiros, um debate rico e produtivo”, conclui o reitor.

Além disso, outras matérias também constaram da pauta, entre elas, o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem Bacharelado, Campus Coroatá; a Proposta que define as atribuições do Comitê Gestor para o Núcleo Comum Estruturante da Universidade Estadual do Maranhão; a Proposta de Resolução que regulamenta as atividades de extensão no âmbito da UEMA, sob a forma de prestação de serviços; e a Proposta de Resolução que estabelece normas para criação, mudança de nome, fusão, extinção, manutenção e utilização de Laboratório no âmbito da UEMA.

Texto: Alcindo Barros