UEMA, UFMA e IFMA realizam 46º Fórum Nacional de Extensão

Por em 20 de setembro de 2019

forproex

Foi realizado nesta quinta-feira a abertura do 46° Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Esta edição do Fórum, que foi promovida pela IES Públicas do estado do Maranhão, UEMA, IFMA e UFMA, teve como tema “Extensão Universitária para a Transformação Social”.

A programação do evento contemplou discussões sobre a realidade da extensão universitária, abordando temáticas relacionadas ao papel da extensão para a integração entre universidade, sociedade e o desenvolvimento.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, que participou da solenidade de abertura, destacou que a extensão é instrumento indispensável para a transformação social. “A transformação social que tanto almejamos passa pela transformação das pessoas e isso depende muito das nossas melhores experiências. Por isso é muito importante estarmos juntos para discutir a extensão e seus impactos, pois já nos coloca no papel de resistência. Que as nossas discussões contabilizem avanços nas politicas e diretrizes da extensão para que assim possamos fortalecer cada vez mais a extensão universitária”, disse.
Segundo a presidente do Fórum Nacional de Extensão, Adriana dos Santos Marmori, o evento visa impactar e contribuir para as mudanças necessárias no trabalho de extensão. “Esse encontro propõe o reexistir, no sentido da resistência e da existência, onde possamos identificar de forma coletiva os caminhos que estrategicamente nos conduzirão a uma extensão universitária comprometida com a transformação social, e que todos sejam protagonistas dessa construção”, afirmou.

A conferência de abertura “Extensão Universitária para a Transformação Social: protagonismo docente, discente e da comunidade”, foi ministrada pelo professor doutor Roberto Mauro Gurgel, que falou sobre as bases legais para atuação na extensão e toda a sua trajetória no trabalho de extensão universitária no país.
A mesa de abertura contou também com a participação do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Paulo Henrique Catunda; da reitora da UFMA, Nair Portela; da pró-reitora de Extensão, Pesquisa e Empreendedorismo da UFMA, Dorlene Cardoso; do professor Agenor de Almeida Filho, representando o reitor do IFMA, Roberto Brandão; do pró-reitor de Extensão do IFMA, Fernando Antônio de Carvalho e do secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, representando o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A apresentação cultural foi realizada pelos corais de Vozes da Unabi (UEMA) e Canto de Luz (UFMA).