VI Encontro do grupo de Estudos LIDA é realizado em São Luís

Por em 27 de setembro de 2019

VIenlidaCom o tema “Racismos, Violências e (In) Justiças Sociais”, o grupo de Estudos Lutas Sociais Igualdade e Diversidade (LIDA), da Universidade Estadual do Maranhão, realizou o VI Encontro ENLIDA reunindo pesquisadores, professores e acadêmicos para discutir sobre a temática do evento, realizado no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O evento visa reflexões teóricas acerca do racismo e os problemas estruturais que ele acarreta, sobretudo em suas múltiplas faces de violências, articulando esse conceito a esse conceito/prática a interseccionalidade de gênero e classe e suas consequências de negação e aniquilação da possibilidade de (in) justiça social.

Participaram da abertura oficial do evento, a coordenadora geral do evento e do Grupo de Estudos LIDA, Marivânia Furtado, a chefe de departamento do curso de Ciências Sociais, Karina Bionde, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, José Sampaio de Mattos e a representante dos povos indígenas do Maranhão, Ana Gavião.

A coordenadora do evento destacou a importância da discussão do tema central do evento. “É fundamental a gente compartilhar, discutir em tema tão importante, tão necessário, tão da ordem do dia, como é o tema, do racismo, da violência e da possibilidade e impossibilidade da construção de uma sociedade que esteja voltada para a justiça social e que entenda a democracia de uma forma plena”, disse a professora.

Para a chefe de departamento do curso de Ciências Sociais, Karina Bionde, a Universidade tem responsabilidade na construção de discussões que possibilitem a transformação social. “A construção de um saber dialogado é muito importante e está na vanguarda das ciências no geral. Essa relação entre as lutas sociais e teorias não são de hoje, e isso contribui muito para o pensamento das ciências humanas, para o processo de transformação. E o grupo consegue proporcionar um debate de forma muito responsável, muito rigorosa, tão importante atualmente”, destacou a professora.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, José Sampaio de Matos, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudo: “Os grupos de estudo são muito importantes na formação dos estudantes, tanto de quem está iniciando a pesquisa, como de quem já está na pós-graduação, e estimula outros alunos a participarem de discussões necessárias, além de incluir nesses debates movimentos sociais que estão fora da universidade. O LIDA dá hoje uma demonstração de ensino, pesquisa e concretamente de extensão, sendo um grupo de articulação de movimentos sociais”.

A palestra de abertura “Racismos, Violências e (In) Justiças Sociais”, foi ministrada pela professora doutora da Universidade Estadual do Maranhão, Tatiana Reis. A programação do evento conta com mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho e palestras.