NEGESF/UEMA realiza debate e lançamento do livro “O Ponto Zero da Revolução”


Por em 1 de outubro de 2019



69731437_2778168412213815_8655220259562717184_nO Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Família (NEGESF/UEMA) e várias entidades acadêmicas e políticas realizam nos dias 10/10 um debate com Silvia Federici e no dia 11/10 o lançamento do livro “O Ponto Zero da Revolução”, no qual a autora reconstrói os caminhos do feminismo e sua luta anticapitalista e anticolonialista.

A produção acadêmica de Silvia Federici está imbricada com sua ação feminista, cujos passos vêm de longe. Suas inquietações transcritas no livro Calibã e a bruxa, demonstra como os saberes das mulheres ignorados pela ciência foi apropriada pelo capitalismo e contribuiu para sua exclusão social e política e para o empobrecimento da ciência.

Quem é Silvia Federici?

É uma escritora, professora e ativista feminista italo-estadounidense. Nasceu em Parma/Itália há 77 anos. Seus trabalhos são dedicados a pensar as mulheres como sujeito político. Tem dado uma ênfase especial a discussão sobre o trabalho reprodutivo e de como sua gratuidade contribui para a exploração das mulheres, sendo, portanto, a base que sustenta o capitalismo

O PONTO ZERO DA REVOLUÇÃO: Trabalho doméstico, Reprodução e Luta Feminista – Este livro que será lançado no dia 11 de outubro, tem um significado especial para todas as feministas, em virtude da abordagem feita pela autora a partir de sua experiência pessoal o que foi a luta feminista no Século XX. Silvia recupera pontos importantes da luta feminista desde seus primórdios para recompor de forma mais completa os últimos 50 anos do feminismo no mundo.



Últimas Postagens