Abertura do VIII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão da UEMA

Por em 22 de outubro de 2019

WhatsApp Image 2019-10-22 at 15.46.50A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na manhã de hoje (22), no prédio do Curso de História – Rua da Estrela, Centro Histórico, a abertura do VIII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão com o tema “Memória, Educação e Religiosidade: Transformações e Resistência”.

A Conferência de abertura foi proferida pelas professoras Manuela Mendonça (Universidade de Lisboa e presidente da Academia Portuguesa de História) e Margarida Garcez Ventura (Universidade de Lisboa).

De acordo com a coordenação do VIII Encontro Internacional o tema deste ano discute uma importante questão que está relacionada aos debates pelos quais passa a História no Brasil, por conta da Reforma no Ensino Médio e a Base Nacional Curricular. Além disso, problematiza as dificuldades que a educação em geral está passando neste momento, no qual há um questionamento no Brasil sobre a relevância da área das Humanidades.

O Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão é o mais antigo evento do Curso de História da UEMA. Iniciado no ano de 2005 possui 14 (quatorze) anos de existência e está em sua oitava (8ª) edição.

O Encontro é importante por auxiliar o fortalecimento da Graduação e Pós-Graduação em História no Maranhão, visando o pensar e o repensar da História problematizadora e da ligação entre passado e presente, tal como a herança pregada pelo novo fazer historiográfico relacionado à História dos Annales.

Por: Karla Almeida