Autonomia, diversidade e inserção social das universidades públicas são temas debatidos no 65º ABRUEM

Por em 27 de outubro de 2019

WhatsApp Image 2019-10-25 at 10.40.38

Reitores de universidades federais, estaduais e municipais de todo o Brasil participaram do Grupo de Trabalho (GT) “Sistema Universitário – Câmara dos Deputados”, durante o 65º Fórum Nacional de Reitores, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão, no Hotel Luzeiros, em São Luís.

Integrando a mesa de debate estavam os professores doutores, Gustavo Costa (Reitor da UEMA), na função de mediador, Roberto Salles ( ex-reitor da Universidade Federal Fluminense), na função de coordenador, Ana Lúcia Gazzola (ex-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais), Thompson Fernandes Mariz (ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande) e o consultor legislativo, Renato Gilioli.

WhatsApp Image 2019-10-25 at 10.40.39
Debater, refletir e analisar temas pertinentes aos interesses das universidades e da sociedade foram os objetivos dos grupos de trabalho e palestras realizados no Fórum da ABRUEM.

Assim, o GT “Sistema Universitário – Câmara dos Deputados”, foi criado para iniciar e consolidar um diálogo com todos os membros do sistema de educação superior do país, público e privado, com o desígnio de propor ações legislativas que possam solucionar problemas que são enfrentados pelas instituições na contemporaneidade.

A autonomia qualificada das universidades públicas foi um dos assuntos mais destacados nas discussões desse Grupo de Trabalho da ABRUEM. “Só se produz conhecimento em liberdade, por isso, quando falamos em universidades temos que destacar a autonomia das mesmas. É necessário que haja um pacto nacional com todas as suas implicações”, disse Ana Lúcia Gazzola.

Roberto Salles, por sua vez, sublinhou que para o sistema universitário ser forte é necessário que haja gestão financeira e autonomia.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, sugeriu que seja criada uma personalidade jurídica referente às instituições públicas de ensino superior. “Ousamos sugerir uma personalidade jurídica nova, que nós atribuímos a nomenclatura de universidade pública, com peculiaridades de gestão devidamente preservadas”, pontuou.

O respeito às diversidades das instituições também foi discutido nesse GT. As autoridades presentes analisaram que a sociedade brasileira precisa de universidades que respondam às particularidades de cada região, visando o desenvolvimento qualitativo do ensino, pesquisa e extensão para que o país atinja um desenvolvimento social, científico e tecnológico esperado por todos os brasileiros. Nesse ínterim, a inserção social das universidades também foi pauta discutida pelo grupo presente.

WhatsApp Image 2019-10-25 at 10.40.45
As percepções das universidades estaduais e municipais apresentadas nesse grupo de trabalho contribuem para a construção de um futuro marco regulatório que poderá ampliar o conceito e a aplicabilidade de autonomia financeira das instituições. “Foi um painel riquíssimo. Encerramos esse GT com a responsabilidade de contribuir com essa construção coletiva que tem como prazo final o mês de abril de 2020. O primeiro Grupo de Trabalho alcançou as expectativas de todas as instituições pela temática, pelo sentido e pela dimensão que dá ao cotidiano acadêmico”, concluiu o Reitor da UEMA, Gustavo Costa.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafaela Mendes