Campus Balsas realiza I Encontro de Deficiência Visual

Por em 7 de outubro de 2019

A1221B1D-FFAC-4D47-8493-4A12229605F2O Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, dia 04 de outubro,  o I Encontro Balsense de Deficiência Visual, com o tema “Desvendando os Mistérios sobre a Baixa Visão e a Cegueira”. O intuito foi socializar aprendizados, trazer novas experiências com outros professores e possibilitar aos professores tanto da UEMA quanto os em processo de formação que possam realmente conhecer um pouco mais dessa importante temática.

O evento contou com a presença de cerca de 200 participantes e contou com temas como: Introdução ao Sistema Braile; Construção e adaptação de recursos didáticos para deficientes visuais; Noções básicas para utilizar o Leitor de tela NVDA; Abordagens metodológicas na inclusão do aluno com Surdocegueira; Multiplano; Educação inclusiva e políticas públicas. Na ocasião, teve, ainda, exposição de banners.73789652-6E86-4950-8FB3-9518EECD1EAD

“O Curso surgiu de um curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial/Inclusiva da UEM, dentre os alunos, dois se interessaram imensamente em publicizar mais na cidade a questão das práticas voltadas para esse tema. Então, focamos muito nos alunos em processo de formação para que eles chegassem lá na escola e tivessem já um certo conhecimento teórico e alguma vivência prática sobre recursos e algumas técnicas pedagógicas para lidar com esses alunos. Embora haja uma Lei que garante educação para todos, como dever do Estado, dever da família, e a comunidade colaborando, mas ainda há muitos que estão excluídos, à margem realmente de uma educação de qualidade”, explicou a Professora e organizadora do encontro, Profa. Maria Célia Dias de Castro.

Por Paula lima