Curso de Enfermagem do Campus Caxias realiza InterCaxias

Por em 1 de outubro de 2019

IMG_9572Entre os dias 26 e 29 de setembro, alunos de 9 Atléticas participaram do InterCaxias. O evento pioneiro reuniu estudantes das Universidades, visando promover integração e lazer. As atividades, organizadas pela Atlética Caramuru, do Curso de Enfermagem da UEMA e Quantum Produções, ocorreram no Ginásio de Esportes João Castelo, Balneário Veneza e Colégio Duque de Caxias. Os participantes (homens e mulheres), se dividiram em oito modalidades: futebol de salão, vôlei de quadra; vôlei de areia; handebol; xadrez; tênis de mesa; queimado e dominó.

IMG_8816Na cerimônia de abertura, a professora Maura Rejane, representando a Diretora do Campus Caxias, professora Jordânia Pessoa, disse: “Nos sentimos felizes ao ver a participação de vocês, acadêmicos. Vocês estão abrindo mão de cargas horárias para estar aqui, mas sabemos que esse momento é importante, onde há confraternização, troca de experiências. Parabéns a vocês que estão abrindo esse espaço. É um evento novo em Caxias, uma oportunidade nova. Queremos compartilhar esse momento e esperamos que ele seja proveitoso. Desejo em especial aos alunos do CESC UEMA um bom evento e confraternizar com os demais cursos das outras instituições”.

A Diretora do Curso de Enfermagem da UEMA, Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara, destacou ser “muito importante ver esse movimento de integração, de atividades em que se busca confraternizar, congratular e desenvolver uma prática esportiva. Isso traz benefícios para a saúde de todos, tanto emocional como física e mental. Parabenizo a organização, de modo especial nossa aluna Karoline, pela iniciativa”.

IMG_9639O participante Paulo Lima, que cursa Enfermagem na Unifacema, comentou sobre o evento: ”Aqui nós buscamos aprendizagem e bem estar em competições amigáveis. Isso tira o stress que temos na faculdade, já que fazemos novas amizades, e o esporte ajuda a melhorar nosso aprendizado , alivia nossa mente diminui o risco de doenças”..

Mateus Pessoa, treinador do time feminino de handebol da Atlética Taurus, comentou: “Estudo Direito na FAI (Faculdade do Vale do Itapecuru). O evento está bem organizado, com equipes de apoio como ambulância, e profissionais técnicos”.

IMG_8808O InterCaxias foi considerado um evento-teste para avaliar como está a integração entre os acadêmicos das diversas instituições de Ensino Superior da cidade. Como explica a presidente da Atlética Caramuru, Karoline dos Santos: “Ele serviu para vermos nossos erros e acertos. Acertamos muito, apesar do pouco tempo para organizar. Todos entraram no clima, as universidades aderiram ao evento. Mas pecamos em alguns pontos, como o tempo e a articulação entre os acadêmicos. Acredito que essa edição foi um passo muito grande e proveitoso e que é só o começo de uma tradição. Já perguntam sobre o InterCaxias do ano que vem”.

Karoline disse também que alguns times jogaram três vezes em um só dia sem perder a empolgação. Sinal de que se envolvimento, dedicação, e que entenderam a proposta dos organizadores.  Ela acredita que podem melhorar muito para 2020, mesmo assim o resultado superou as expectativas.

Por Emanuel Pereira