É hoje: PAES 2020 acontece neste domingo com número recorde inscritos

A Universidade Estadual do Maranhão realizará a partir das 13h, a primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES – 2020). Esta edição tem número recorde de inscritos, são 66.746 candidatos concorrendo a 4.030 vagas para a UEMA e 910 vagas para UEMASul. Os portões serão abertos às 12h.

Os candidatos inscritos no certame devem chegar com antecedência mínima de 1h aos locais de prova (verifique o local no cartão de confirmação de inscrição AQUI).

As provas serão realizadas nas seguintes cidades: São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim e São Bento. Já as provas da UemaSul acontecerão nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Estreito.

A prova da primeira etapa será constituída de prova com 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o Ensino Médio.

Documentos

Consideram-se como documentos válidos para identificação do candidato no dia da prova: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.

O candidato impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto nos dias de aplicação do seletivo, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que:

a) apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial em, no máximo, noventa dias antes da primeira etapa de aplicação da prova;

b) submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e a assinatura do candidato em formulário próprio.

O que o candidato NÃO pode fazer sob pena de eliminação?

a) Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante o período das provas.

b) Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods®, pen drives, wi-drive, mp3 ou similar, gravadores, relógios analógicos, digitais ou watch ou smartwatch (com ou sem sistema operacional), alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

c) Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro, bandana, turbante ou similares.

d) Portar e estar de posse de armas de qualquer espécie, exceto aqueles que detenham autorização para o respectivo porte.

e) Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.

Quais os cursos mais concorridos?

O curso mais concorrido do PAES 2020 é o Curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública – CFO- PMMA (Feminino), com 432 candidatas por vaga. Em terceiro lugar, está o Curso de Medicina do Campus Caxias, com 205,55 candidatos por vaga no sistema universal.

Divulgação do Gabarito Preliminar

Está previsto que o gabarito preliminar saia ainda neste domingo,20.

Divulgação da relação nominal de candidatos convocados para a 2ª Etapa do PAES 2020

A previsão é que a lista de convocação para a segunda etapa do PAES seja divulgada no dia 09 de Novembro

Segunda Etapa do PAES

A segunda etapa do PAES 2020 acontecerá no dia 24 de novembro de 2019

UemaSul

Excepcionalmente, o PAES 2020 abrangerá a seleção dos candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em decorrência de ajuste consolidado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n.º 01/2019 entre as Instituições de Ensino Superior.

Para a UEMASul a novidade é que estão sendo ofertadas 40 vagas para o Curso de Medicina – Campus Imperatriz, além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras – Campus Estreito.

Por: Walline Alves

Compartilhar.