Exposição Trilha dos Insetos da UEMA é apresentada durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por em 25 de outubro de 2019

IMG_5459A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta sexta (25/10), A VI Exposição “Na Trilha dos Insetos: Pragas Agrícolas, Urbanas e Inimigos Naturais”, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019. O intuito, além de mostrar o mundo dos insetos, é também desmistificar ideias mal formadas acerca dos insetos, seja pragas agrícolas, vetores de doenças, insetos benéficos prestadores de serviços ambientais.

“No imaginário popular, os insetos são vistos com desconfiança e medo. Para a população leiga, eles são seres sujos e peçonhentos, transmissores de doenças, destruidores de plantações e produtos armazenados. São frequentemente confundidos com outros artrópodes como aranhas, escorpiões e ácaros; A falta de conhecimento básico sobre esses animais alimenta o preconceito que as pessoas tem sobre eles. Então, por isso o objetivo é mostrar que não é assim, que eles são muito importantes para ambiente, pois fazem parte de uma complexa cadeia alimentar e nem todos são prejudiciais ao homem, ao contrário, diversas espécies beneficiam o homem”, explicou a Professora e Coordenadora do Projeto, Raimunda Lemos.

IMG_5448Neste ano a ação foi realizada no Campus Paulo VI. “Tivemos a oportunidade neste ano de fazer a exposição aqui mesmo no espaço da Universidade, que fica mais próximo da escolas da periferia e para nós está sendo uma grande alegria poder trazer essas escolas para cá, porque eles não tem acesso a esse material e o evento tem esse objetivo de aproximar a população, as crianças e os jovens do mundo dos insetos. Ficamos maravilhados com a alegria deles”, disse a Coordenadora.

WhatsApp Image 2019-10-25 at 11.43.57 (1)De acordo com a professora da UEB Tancredo Neves, Joselia Costa, “Muito importante, porque eles saem do ambiente da escola e ganham conhecimento, além de ser uma extensão da aula de ciências. Eles conhecem, acham legal. E a Universidade fazendo esse papel de extensão é de extrema relevância, uma vez que as crianças de hoje futuramente estarão aqui. E é novidades para eles comentarem a semana toda, com certeza”, destacou ela.

Pietro, 9 anos, adorou: “Eu achei muito legal. Aprendi muito”. E Rhavy, 9 anos, disse ter ficado “encantado”.

Pela exposição passaram cerca de 400 alunos de escolas no entorno da Instituição, desde o ensino infantil ao ensino médio.

Por Paula Lima

Fotos: Fábio Abreu