Fórum Nacional de Reitores discute elaboração do Mapa Brasileiro de Atenção a Saúde e a evasão nos cursos de graduação


Por em 26 de outubro de 2019



DSC_0322Na tarde desta quinta (24/10), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) discutiram temas relevantes para a educação superior no segundo dia do 65º. Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM.

IMG_6747

Um dos temas da tarde do dia 24/10 foi a “Elaboração do Mapa Brasileiro de Atenção a Saúde das Instituições de Ensino Superior e Ações com relação ao SISU/PENAEST; Residências da Saúde; TeleMedicina e Tabela SUS”. O assunto foi debatido pela Câmara Técnica da Saúde e Hospitais de Ensino da ABRUEM.

“Foi um momento de fazer um mapa de qual é a magnitude do alcance das ações das universidades estaduais a nível de Brasil e o mapa das universidades em relação a saúde, especificamente os treze pontos que compõem a saúde. Outro ponto foi a defasagem em cima da tabela SUS sobre o repasse dos procedimentos e consultas dos hospitais, sendo que isso é um ponto de estrangulamento para os hospitais universitários do Estado. E também foi discutido a contrapartida, principalmente, do Ministério da Educação e da Saúde, em relação aos programas de residência, que precisam de uma contrapartida melhor, que possamos cobrar melhor e pactuem melhor como que deve ser o repasse tanto das bolsas de preceptores como dos residentes. E precisamos de um incentivo maior para a qualificação dos profissionais e da atuação junto à comunidade no que tange ao telessaúde, uma ferramenta que várias universidades já usam e é financiável exatamente pelo Ministério da Saúde para facilitar o acesso da saúde à população e também fazer troca de conhecimento técnico-científico entre as outras regiões do país”, disse a Diretora do Curso de Enfermagem e Coordenadora das Residências do Campus Caxias e membro da Câmara Técnica, Professora Josineide Teixeira.

IMG_6766Outra pauta foi “Estudos do Perfil dos Estudantes de Graduação, Evasão e Docência Universitária: Subsídios para a Proposição de Ações Articuladas pela ABRUEM”, explanada pela Câmara Técnica de Graduação. Na ocasião, foi apresentado o perfil socioeconômico dos estudantes matriculados nos cursos de graduação das IES pertencentes a Associação.

Atuando diretamente em 22 estados do Brasil, por meio de suas 46 universidades associadas, a ABRUEM, busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do ensino superior, sempre almejando a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens