Inicia o 65º Fórum Nacional de Reitores em São Luís

Por em 24 de outubro de 2019

IMG_3720

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) deram início, nesta quarta (23/10), ao 65º Fórum Nacional de Reitores, com o tema “Universidade pública, desenvolvimento e soberania: desafios do presente e caminhos para o futuro”.
O evento acontece até o dia 26 de outubro, com uma vasta programação.

FBAF8043-98FC-4E5D-ABDC-94DCB6180DEC”Dias em que teremos uma discussão sobre os desafios do presente e os caminhos para o futuro. Vamos tratar de uma agenda de interesse das universidades e da sociedade, com temas que ocupam diariamente nosso cotidiano acadêmico. As instituições que aqui comparecem representam 40% da produção científica do país. Então, é muito relevante e o Fórum já se consagrou como um espaço de reflexão e discussão sobre a educação superior nos estados brasileiros”, disse o Reitor Gustavo Costa.

O Presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Antônio Guedes Rangel Júnior, destacou que “a ciência, a tecnologia e o conhecimento tem que está na primeira linha de qualquer projeto de nação. A nossa realidade não é fácil. Por isso, me sinto aqui representando um conjunto de ideias, projetos, sonhos que de fato pensa em ver esse país transformado”.

Durante a solenidade de abertura, o governador Flávio Dino ministrou a palestra “Educação pública, desenvolvimento e soberania”.

IMG_3810

“Nós valorizamos muito esse trabalho que a ABRUEM faz de representação dessas universidades de todo o país. É muito importante que nesse momento haja essa união em torno da defesa da educação, da defesa dessa política pública que é imprescindível para que haja desenvolvimento, soberania e oportunidade iguais, chance das pessoas  realizarem seus sonhos. E isso se viabiliza por meio do fortalecimento dessas instituições”, enfatizou o governador.

E60BE9DA-6244-4AD1-93F0-42D27AD15826Na ocasião, o presidente da ABRUEM homenageou o reitor da UEMA, com uma placa alusiva ao evento. O encerramento ficou por conta do Bumba Meu Boi de Axixá, que mostrou toda a magia da cultura maranhense.

Durante o fórum, reitores e representantes de universidades de várias regiões do Brasil discutirão temas importantes para a educação superior no país, entre eles, Elaboração do Mapa Brasileiro de Atenção à Saúde das Instituições de Ensino Superior e Ações com relação ao Sisu/Penaest; Residências da Saúde; TeleMedicina e Tabela SUS; Estudos do perfil dos estudantes de graduação, evasão e docência universitária: subsídios para a proposição de ações articuladas pela ABRUEM; Internacionalização e Mobilidade como instrumentos potencializadores de desenvolvimento regional e internacional; e Pós-graduação stricto sensu EaD, o que muda com a nova portaria?.

Atuando diretamente em 22 estados do Brasil, por meio de suas 46 universidades associadas, a ABRUEM busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do ensino superior, sempre almejando a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Confira a programação dos próximos dias AQUI.

IMG_3765

IMG_3831