IV ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ACONTECE NO CAMPUS CAXIAS

Por em 18 de outubro de 2019

IMG_1238

Nos dias 16 e 17 de outubro, foi realizado no Campus Caxias, o IV EPED (Encontro de Pesquisadores em Educação). Com o tema “O que, para quê e como fazer o TCC: reflexões sobre o processo de pesquisa e os limites de pesquisa e perspectiva da BNCC para a Educação Básica”, o encontro ofereceu palestras, mesas redondas, oficinas, sessões temáticas e comunicações orais.

A organização do EPED foi feita pelas professoras Isanice Neves e Silva; Márcia Raika e Silva Lima; Maria Lúcia Aguiar Teixeira e acadêmicos do 7º período do Curso de Pedagogia, com apoio dos Departamentos de Educação, Ciências Sociais e Grupo de Pesquisa em Educação, Memória, História e Cultura – GPEMHC.

IMG_1022A professora Maria Lúcia comentou: “O EPED tem como objetivo a socialização das pesquisas de alunos e professores. Um de seus pontos mais importantes é a qualificação dos acadêmicos. Um momento fechado, específico para as bancas avaliadoras, orientadores e alunos, onde vemos o que precisa ser ajustado nos trabalhos que serão apresentados. Além dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), eles apresentam pesquisas em andamento e concluídas”.

Na abertura, o grupo infantil Star Libras fez uma performance. A professora Georgyanna Andréa Silva Moraes abordou o tema do evento: “Não se pode pensar pesquisa fora da relação entre orientador e orientando. Muitos querem pesquisar sobre o que ainda não foi dito, mas é preciso saber do que estamos falando para podermos elaborar os projetos. Tudo nasce do problema de pesquisa. Quando ele é mal elaborado, toda a pesquisa fica comprometida”.

IMG_1188

A acadêmica Stephane Tainara Silva Coelho, do 2º período de Pedagogia,  falou sobre a experiência de participar do evento: “Tratamos sobre como a criança aprende brincando. Isso é muito bom, pois você falar palavras complicadas para ela não adianta. Mas quando brincamos de forma dinâmica, ela vai ter o gosto de aprender, com algo que ela gosta, que faz parte da realidade dela. Hoje as crianças não saem de casa, não se sujam nem pulam corda, mas se voltam para a tecnologia. Aqui trabalhamos brincadeiras em que ela pode pegar, compartilhar, estar em grupo. Causa uma nostalgia e ajuda em nossa formação como professor”.

No segundo dia, aconteceram comunicações orais com temas livres de TCC de egressos, projetos PIBIC, PIBEX, ACOLHER, BOLSA CULTURA, Pós Graduação e outros. Podemos citar entre os assuntos tratados: “Desenvolvimento e aprendizagem do aluno com paralisia cerebral”, “Causas e consequências da indisciplina escolar nos anos finais do ensino fundamental menor 4º e 5º ano”. No período vespertino, numa das mesas redondas, falou-se, entre diversos pontos, sobre “Educação Inclusiva”; e “Leitura acadêmica crítica: desafios e perspectivas” . Também houve a qualificação de projetos de TCC dos acadêmicos do 7º período de Pedagogia.

IMG_1117

Na palestra de encerramento, à noite, a Profa. Dra. Elizângela Martins falou sobre “O TCC e a BNCC: o que dizer?”. Ela entende que quem pensou a Base Nacional fez isso de modo que afetasse a classe trabalhadora. “Se o Estado não oferece meios para a pessoa estudar, ela recorre ao ensino particular. Daí o interesse da iniciativa privada pela BNCC. Ela impõe, não oferece perspectivas de nortear as medidas. Para que seja real é preciso diálogo e também um processo formativo do professor”, acredita. Ela também ofereceu dicas para a elaboração de um TCC.

IMG_1288

Por Emanuel Pereira/Campus Caxias