Núcleo Geoambiental participa do 1º Encontro do Agronegócio do Maranhão


Por em 29 de outubro de 2019



Itaqui_FotoCom o tema O Agro Maranhense, Bem Mais Que potencial, o 1° Encontro do Agronegócio do Maranhão contou com a presença do Núcleo Geoambiental da UEMA. O encontro foi realizado no dia 24/10/2019, durante a programação da 61ª EXPOEMA. A participação do NUGEO resultou do convite formulado pela SAGRIMA em virtude da parceria SAGRIMA/UEMA para a realização do Zoneamento Agropecuário do Estado do Maranhão-ZAMA, instrumento essencial para o estabelecimento de políticas e das estratégias voltadas para esse setor.

O 1º Encontro do Agronegócio do Maranhão ocorreu durante todo o dia 24. Pela manhã foi realizada uma visita ao complexo portuário do Itaqui, onde foi feita uma apresentação mostrando a estrutura atual, o plano de expansão e as perspectivas de exportações portuárias, decorrentes dos eixos integradores dos modais rodo-ferroviários e dos cenários de produção agropecuária envolvendo a região do MATOPIBA. Como parte da programação foi feita ainda, uma visita ao Centro de Controle Operacional do porto, onde foi demonstrado o funcionamento do sistema de movimentação de cargas e de controle do fluxo das embarcações no em todo o complexo portuário.

Na parte da tarde a programação aconteceu nas dependências do Parque Independência, sendo apresentado um conjunto de palestras consoantes ao tema: Perfil da agropecuária maranhense (Sr. Sérgio Delmiro – subsecretário da SAGRIMA), Porto do Itaqui e o Crescimento Econômico do Maranhão (Sr. Ted Lago – presidente da EMAP), Infraestrutura do Agronegócio no Maranhão (Sr. Clayton Noleto – secretário da SINFRA), Código Florestal Estadual (Sr. Antônio Fernandes – presidente da Comissão de Agronegócios da OAB e o Sr. Rafael Ribeiro Secretário da SEMA), ZEE–Zoneamento Ecológico-Econômico (Prof. Luiz Jorge Dias – IMESC/UEMA), Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Agronegócio (Dr. Ludovino Lopes – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia-IPAM), Carne Carbono Neutro (Dr. Roberto Giolo de Almeida – Embrapa – Campo Grande – MS).

O evento contou com a presença do Subsecretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro, da Secretária Adjunta de Agricultura e Pecuária, Andreia Amorim; do Superintendente de Planejamento de Desenvolvimento Rural, Fernando Trinta; do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia (SINPRA), Paulo Lira; do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (SINRURAL), Armelindo Ferrari Júnior; do Gerente operacional da Fundação e Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), Marcelo Eduardo Introvini, dentre outros empresários.

A participação do NUGEO nesse evento serviu não apenas para fortalecer a parceria da UEMA/SAGRIMA, mas também para reconhecer de forma clara os rumos e as perspectivas de crescimento do setor agropecuário do Maranhão e de toda a região do Arco Norte do Brasil. Esse fato deverá ensejar um conjunto de oportunidades tecnológicas e econômicas a partir do setor agropecuário”, disse Jucivan Ribeiro Lopes, gerente do Núcleo Geoambiental.

Nesse evento o NUGEO esteve representado por seu gerente, Jucivan Ribeiro Lopes, acompanhado pelos técnico-pesquisadores: Hauanen Araújo Rocha e João Firminiando da Conceição Filho.



Últimas Postagens