Orquestra de Violões da UEMA-EMEM realiza Concerto de Abertura da 1ª edição do Festival Internacional de Violão de São Luís

Por em 21 de outubro de 2019

WhatsApp Image 2019-10-21 at 10.30.52A Orquestra de Violões da UEMA (EMEM) foi convidada para realizará o concerto abertura do Festival Internacional de Violão de São Luís (FIVIS), que ocorrerá nesta quinta feira (24), às 19h, no Convento das Mercês. O evento é aberto ao público e reunirá nomes considerados referência do violão no Brasil e no mundo.

Sob a regência do Professor Roberto Froes, a orquestra é formada por alunos e ex-alunos do curso de Violão da Escola de Música do Estado do Maranhão e alunos do Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão. O grupo vem se destacando como o mais importante grupo de música violonística do Estado do Maranhão, se apresentando em diversos eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.

Para a organização do evento a qualidade do trabalho do grupo e sua atividade na música violonística maranhense torna indispensável a presença da Orquestra no festival. “o convite partiu pelo fato de a Orquestra de Violões da UEMA-EMEM estar cada vez mais consolidando sua trajetória quando se fala em afirmação de um trabalho profissional e, principalmente, de um direcionamento do desenvolvimento técnico em prática de conjunto e lapidação de seu repertório. Portanto, é uma honra para o Festival Internacional de Violão de São Luís tê-los na programação”, destaca Luiz Junior Maranhão, idealizador e organizador do festival.

No concerto dessa quinta feira o repertorio transitará entre o erudito e o popular, o clássico e o contemporâneo, o que já característico do grupo. Na ocasião a orquestra realizará a estreia mundial de duas obras inéditas de compositores brasileiros.

Sobre o Festival Internacional de Violão

O Festival Internacional de Violão de São Luís, acontece de 22 a 26 de outubro, o evento visa reunir artistas de renome nacional e internacional.

Já confirmaram presença os violonistas Turíbio Santos (RJ), Rogério Caetano (RJ), Gian Corrêa (SP), Alessandro Penezzi (SP) e a Orquestra de Violões de Teresina (PI). O evento, que é aberto ao público, ocorre no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.

Haverá também master classes com os violonistas convidados, que acontecerão na Escola de Música do Estado Maranhão Lilah Lisboa- EMEM (Centro Histórico). Os shows no Convento das Mercês ocorrem nos dias 24, 25 e 26. As masterclass serão de 22 a 25.

Integram também a programação desta edição do festival violonistas maranhenses. Estão confirmadas as apresentações de João Pedro Borges (Sinhô), Tiago Fernandes, Endro Fadel, Luiz Júnior e da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM (Universidade Estadual do Maranhão e Escola de Música do Estado Maranhão), além de convidados.