Primeira etapa do Zoneamento Ecológico do Maranhão é entregue em São Luís

Por em 3 de outubro de 2019

zee-ma03Foi realizada na manhã desta quarta-feira (02), no palácio Henrique de La Rocque, a solenidade de entrega da conclusão do Prognóstico e Cenarização e do Relatório de Zonificação do Território, do Bioma Amazônico Maranhense.

O Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA) é um instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, voltado para a formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e de meio ambiente.

O trabalho do ZEE-MA é coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). Na UEMA, o plano de Zoneamento Ecológico-Econômico está sob a gestão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

Segundo o pesquisador sênior e coordenador técnico do ZEE-MA, o professor da UEMA, Luiz Jorge Dias, o ZEE é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento e ordenamento do território do estado. “As nossas políticas públicas a partir de agora com o relatório de zonificação e com o relatório de cenários passam a ter mais condições de apresentar um rigor técnico e cientifico condizentes com as nossas realidades, condizentes também com as nossas possibilidades para resolver total ou parcialmente determinadas questões”, disse o pesquisador.

zee-ma02

O Secretário da Sepe, Luís Fernando, afirmou que a conclusão do ZEE-MA é uma das prioridades do governo do Estado e que disponibilização desses dados é importante para instrumentalizar a formulação de políticas públicas, sobretudo no setor agropecuário, e voltadas para o meio ambiente e para o desenvolvimento industrial do estado. “A partir das entregas de hoje que consistem nos relatórios de zonificação, no prognóstico e na cenarização, vamos realizar audiências publicas para ouvir contribuições da sociedade para enriquecer o trabalho técnico realizado por pesquisadores do estado e formular então o projeto de lei que deverá ser encaminhado para a Assembleia Legislativa até o final do ano”, afirmou Luis Fernando.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, é muito valioso para a Universidade integrar a equipe técnica do ZEE-MA. “A UEMA se sente recompensada institucionalmente pelo fato de estar contribuindo tecnicamente para esse trabalho, na medida que temos a oportunidade de mostrar para a sociedade do estado, a capacidade intelectual e produtiva dos nossos pesquisadores, alunos e técnicos envolvidos nesse projeto. Esse trabalho é um marco para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do estado. Agradeço a oportunidade da nossa universidade não só contribuir para elaboração, mas também para absorver o conhecimento gerado por essa fabulosa experiência em favor do estado do Maranhão”, expressou o reitor.

O vice-governador Carlos Brandão, ressaltou que o Maranhão é o primeiro estado do nordeste a apresentar o ZEE pronto tecnicamente e que a entrega da primeira etapa do ZEE é um marco histórico para o estado. “O ZEE atenderá uma demanda dos setores produtivos do estado e representa um importante papel importante no desenvolvimento do estado, além de trazer segurança técnica e jurídica para o fomento de políticas públicas e investimentos da iniciativa privada”, afirmou o vice-governador.

Na próxima etapa do ZEE serão realizadas audiências públicas nos municípios incluídos no Bioma Amazônico Maranhense, como Imperatriz, Santa Inês, Grajaú, Governador Nunes Freire, Bacabal, Pinheiro, entre outros. Na capital a audiência será realizada no dia 21 de outubro, no palácio Henrique de La Roque.

zee-ma01

Participaram ainda da solenidade, o vice-reitor da UEMA, Walter Canales; o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Paulo Catunda; o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho; o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia; o deputado estadual Rafael Leitoa; o presidente Empresa de Administração Portuária, Ted Lago; o professor Marcelino Filho, professor da UFMA, representado a reitora da UFMA, Nair Portela; além de pesquisadores da UEMA, UFMA, Embrapa.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Rafael Carvalho