PROPLAD encerra temporada de reuniões de Planejamento com gestores da UEMA

Por em 10 de outubro de 2019

reunião PROPLAD CCAA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), encerrou a Temporada de Planejamento 2020, das reuniões presenciais e a distância (webconferência) entre a equipe da Pró-Reitoria e os gestores de todos os Campi.

O objetivo do trabalho foi discutir e elaborar junto às unidades organizacionais o Plano de Gestão Anual (PGA), que é o instrumento de planejamento adotado pela UEMA como forma de materialização dos objetivos expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020.REUNIAO CCS - PROPLAD

O PGA funciona como um recorte do PDI para o alinhamento anual da gestão em busca de melhorias nos indicadores de desempenho. Este ano, a largada da Temporada foi dada no V Simpósio de Planejamento Institucional.

Durante as reuniões feitas com as unidades, a equipe apresentou aos gestores um conjunto de referenciais que estão contidos no PDI e em avaliações internas e externas da Universidade, orientando-os quanto à elaboração dos planos de ações.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração Roberto Serra, a intenção foi fomentar uma cultura de planejamento participativo entre os gestores e a comunidade acadêmica, difundir as diretrizes elencadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e elaborar junto às unidades os Planos de Gestão alinhados ao PDI, com vistas a atingir objetivos e metas contidas no planejamento para 2020.

O pró-reitor esclarece, ainda, que, com as reuniões, buscou-se promover o envolvimento de todos os REUNIÃO CBS - PROPLADgestores da UEMA, para que 100% das unidades organizacionais submetam planos de ação (PGA-2020) e melhorem os indicadores de desempenho acadêmico e institucional, ressaltando a importância desse planejamento para a construção de um futuro promissor para a Universidade.

Por Alcindo Barros