Química o Estado da Arte: UEMA realiza abertura da XII Jornada de Química

Por em 16 de outubro de 2019

quimica

Com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela iniciação científica, extensão, monitorias e trabalhos voluntários de natureza científica, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na manhã de hoje (16), no auditório do Curso de Biologia, a abertura da XII Jornada de Química – “Química o Estado da Arte” organizada pelo Centro Acadêmico do curso.

O evento busca promover atividades com foco na Química em vários campos do conhecimento acadêmico como no âmbito da educação, tecnologia, saúde, alimentação, forense dentre outros.

A solenidade contou com a presença do vice-reitor Walter Canales; da pró-reitora Adjunta de Graduação, Fabíola Santana; da diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Maria Goretti Cavalcante, da chefe do Departamento de Química, Raquel Trindade Fernandes, do diretor do Curso de Química, Adilson Luis Pereira Silva e da presidente do Centro Acadêmico de Química, Julia Franco.

O vice-reitor Walter Canales destacou que é de extrema importância realizar essas atividades que possibilitam a vivência universitária, como essa Jornada. “Essas ações nos fazem crescer dia após dia. Vamos ter três dias para aproveitar, esse é um novo momento em que a Química deve olhar para dentro de si e traças metas para o futuro. Essa é mais uma etapa da formação de vocês, aproveitem o evento e discutam as diversas temáticas propostas.”

IMG_1420 (1)

A chefe do Departamento, Raquel Trindade mencionou que esse evento foi pensando e organizado totalmente pelos alunos. “Fico feliz em ver o resultado e parabenizo a todos os estudantes pela grande mobilização para a execução da XII Jornada”, enfatizou.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor do departamento de Química e Biologia da UEMA, Alessandro Costa da Silva que tratou sobre “QUÍMICA, MINERAÇÃO, SIDERURGIA E CIDADANIA”.

O evento acontecerá até a próxima sexta-feira (18), com a realização de Palestras, Minicursos, Oficinas, Mesa Redonda, Roda de Conversa e Apresentações de trabalhos.

A Direção do Curso de Química Licenciatura ao longo desses dezesseis anos de existência realizou 16 eventos distribuídos em nove Jornadas de Química e sete Seminários Temáticos, mas também,  duas Jornadas de Química produzidas pelo Centro Acadêmico do curso.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira