UEMA dá início ao XIV MACCBio- Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas

IMG_5794Com o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade: contextos e práticas, a Universidade Estadual do Maranhão deu início nesta terça-feira (08), ao XIV MACCBio-  Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas.

O evento é idealizado e construído por alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da UEMA e a cada ano apresenta um tema de importância cientifica, social  objetivando compartilhar as atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão.

Para o Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva, coordenador da MACBIO, o evento vem para trazer discussões importantes sobre o potencial que as ciências, a tecnologia e sociedade têm de alavancar o desenvolvimento educacional nos mais diversos aspectos. “A ciência precisa ser problematizada, pensada, olhada não só pelo campo das ciências biológicas, mas também pelo contexto sociocultural,” ressalta.

A abertura contou também com a palestra “Charles Darwin e a Descoberta da Irreversibilidade das Extinções: o papel central da sala de aula hoje”, ministrada pelo Prof. Dr. Nélio Marco Vincenzo Bizzo (USP-SP).

“A MACCBIO é uma construção coletiva que faz parte do projeto pedagógico do curso de Ciências Biológicas da UEMA e é um evento que se expandiu bastante. Ao longo de nossas edições já recebemos cerca de 10 mil participantes, sempre com uma produção significativa, com muita construção de conhecimento que contribui para o desenvolvimento regional,” conclui a Profa. Raimunda Fortes do Departamento de Biologia e organizadora da MACCBIO.

A XIV MACBIO conta ainda com o IV Simpósio de Ciências Biológicas e a MACCBIO Jovem, além de minicursos, apresentações de trabalhos científicos, show de talentos, concursos de fotografias, vivências em campo e debates acerca do papel das ciências no desenvolvimento educacional.

Confira aqui  a programação geral.

IMG_5796Por Priscila Abreu

Fotos: Rafael Carvalho

 

Compartilhar.