UEMA implanta Programa de Formação Profissional Tecnológica

Por em 21 de outubro de 2019

Logo Profitec-finalA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), usando de sua grande expertise na formação de mão de obra no campo do ensino superior, lança, a partir do próximo mês de novembro, uma nova plataforma que viabilizará grandes oportunidades de inclusão, na área tecnológica para a juventude maranhense, com a criação do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec).

A universidade disponibilizará à população, os Cursos Superiores de Tecnologia em Redes de Computadores, em Gestão da Qualidade, e em Design de Interiores, que terão suas inscrições abertas para o processo seletivo no período de 4 de novembro a 6 de dezembro, com 6 turmas de 35 vagas, nos municípios de Grajaú, Caxias, Santa Inês, Timon, Bacabal e São Bento. As aulas serão ofertadas, nos fins de semana, ou seja, aos sábados, no período da manhã e tarde, e aos domingos, no horário da manhã.

De acordo com o coordenador geral do programa, professor Lúcio Campos, para se inscrever no programa, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou estar cursando o terceiro ano em 2019. As provas acontecerão no dia 26 de janeiro e o início das aulas está previsto para o mês de março de 2020.

O que é um curso Tecnólogo?

É um curso superior com diploma reconhecido e duração de 2 a 3 anos, que confere o grau de Tecnólogo ao seu concluinte. Concilia o conhecimento técnico com maior foco na prática do dia a dia. Nesta modalidade de graduação, os alunos são capacitados para atender campos específicos do mercado de trabalho em um menor período de tempo.

Perfil dos Cursos

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores – projeta, implanta, gerencia e integra redes de computadores. Identifica necessidades, dimensiona, elabora especificações e avalia soluções para segurança de redes de computadores. Desenvolve e documenta projetos em redes de pequeno, médio e grande portes. Avalia o desempenho da rede e propõe medidas para a melhoria da qualidade de serviço. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Pode atuar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria, organizações não-governamentais e órgãos públicos. Duração 3 anos

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade – planeja, implementa e audita sistemas de gestão de qualidade e produtividade. Realiza mapeamento de processos organizacionais, segundo indicadores de qualidade e produtividade. Elabora e analisa documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas. Capacita pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade. Elabora ferramentas para minimizar a incidência de falhas. Elabora e gerencia estratégias para obtenção de certificações. Desenvolve programa de avaliação de performance produtiva organizacional, considerando aspectos quantitativos e qualitativos. Pode atuar em Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral, órgãos públicos, Institutos e Centros de Pesquisa. Duração 2 anos e 6 meses

Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores – cria e desenvolve projetos de espaços internos, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos, socioculturais e produtivos. Realiza pesquisa de tendências. Planeja, desenvolve e gerencia projetos de interiores com o uso de materiais e recursos sustentáveis. Desenha, representa e expressa o projeto de interiores graficamente de forma bi e tridimensional. Elabora maquetes e modelos volumétricos com uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica. Pode atuar em construtoras, empresas de decoração, escritórios de Design e Arquitetura; Indústrias de mobiliário e lojas. Duração 2 anos e 6 meses.

Texto: Alcindo Barros