UEMA promove palestra com Procurador Geral do Estado

Por em 7 de outubro de 2019

palestrapge2 A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do curso de Direito, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE), promoveu na manhã desta segunda-feira (07), palestra com o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha.

A palestra, intitulada “A crise nos Estados da Federação e medidas para recomposição do equilíbrio fiscal: uma visão das PGEs e do STF”, faz parte do projeto “Diálogos PGE/MA 50 anos” em comemoração ao cinquentenário da instituição, comemorado no dia 28 de novembro deste ano.

O chefe de gabinete e professor da UEMA, Cesar Choairy, no ato representando a reitoria, falou da iniciativa do curso de Direito em promover palestras como forma de investir da formação dos alunos. “Esse tipo de evento é um grande investimento na graduação dos nossos alunos e o curso de direito tem investido muito em trazer profissionais cuja experiência podem contribuir muito na formação deles. Todo esse empenho é para fazer com que os estudantes entrem em contato com órgãos do estado, entrem em contato com experiências de conhecimento sobre as áreas de atuação em cada caso”, disse.

A coordenadora do curso de Direito da UEMA, Jaqueline da Silva Demetrio, falou sobre a importância da palestra. “Essa palestra é de suma importância no atual contexto do país e para o nosso curso essa palestra se justifica em relação a extensão universitária. O curso não tem medido esforços para que possamos promover parcerias junto às instituições, no sentido de exercitar a extensão universitária, dar ênfase aos nossos projetos de pesquisa e a confirmação do aprendizado em sala de aula”, destacou.

palestrapge1

Para o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha, em momentos de crise fiscal é muito importante discutir os caminhos pelos quais a federação vem trilhando. “De modo geral há uma grande crise instalada, no âmbito do estado de direito, o que põe em cheque alguns consensos até então que nós tínhamos em relação missões do estado. Nesse momento de crise muitos falam em repensar esse modelo de estado de bem estar social, o que é algo que inspira muita preocupação, porque é nesse momentos de crise fiscal que evidentemente se põe em cheque muitas conquistas importantes, então é muito importante nós discutirmos o caminho pelos quais nossa federação vem passando”, destacou o procurador.

Durante sua apresentação o Procurador falou sobre o pacto federativo, os desajustes e disfunções do Estado e sobre o Supremo Tribunal Federal.

Participaram ainda do evento o Procurador do Estado, Miguel Ribeiro Pereira; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Nicodemos Araújo Costa; o chefe do departamento de Direito, Economia e Contabilidade, professor Marcelo Carvalho Lima; o coordenador da Pós-graduação em Direito Público, Marco Cruz e a professora Carolina Percegueiro.