UEMA realiza abertura do V Seminário de Pós-Graduação em Geografia

Por em 17 de outubro de 2019

seminarioposgeografiaFoi realizada na manhã desta quinta-feira (17), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), a solenidade de abertura do V Seminário de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Maranhão.

Participaram da solenidade de abertura a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita de Maria Seabra; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Rômulo Travassos; o presidente da Fapema, André Luís Silva dos Santos; a diretora do Cecen, Maria Goretti Cavalcanti; o coordenador do evento, Luis Carlos Araujo dos Santos; a coordenadora do curso de Geografia, Wasti Pereira Cunha e o coordenador do Proqualit, Tiago Ferraz.

Com o tema “Pós-Graduação: desafios e oportunidades no mundo contemporâneo”, o evento visa fomentar o compartilhamento de produções científicas, buscando tornar possível a construção de um espaço no qual se possa expor o campo de atuação da geografia, além de debater sobre os desafios e oportunidades da pós-graduação no mundo contemporâneo.

“O Seminário tem essa característica de compartilhamento de informações, é o momento em que os alunos e o quadro docente podem apresentar tudo aquilo que estamos desenvolvendo de pesquisa dentro do Programa. Além disso é uma oportunidade para os alunos atualizarem conhecimento através de palestras, oficinas, minicursos”, afirmou o coordenador do evento, Luis Carlos Araujo dos Santos.

Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita Seabra, debater sobre os desafios e oportunidades na pós-graduação é muito importante no atual contexto. “De tempos em tempos a gente precisa parar, refletir, se enxergar, se resignificar e nesse momento, principalmente, se reinventar, frente as dificuldades  e crises que estamos passando”, disse.

A palestra de abertura “Pós-Graduação: desafios e oportunidades no mundo contemporâneo” foi ministrada pelo presidente da Fapema, André Luís dos Santos, que falou sobre o que tem sido produzido e quais investimentos realizados na pesquisa do Brasil.

O evento, que será realizado até esta sexta-feira (18), conta em sua programação com conferências, mesa-redonda, oficinas e minicursos.