UEMA realiza I Simpósio de Leishmaniose

Por em 15 de outubro de 2019

Simpósio de Leishmaniose 2Foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), a solenidade de abertura do I Simpósio de Atualidades em Leishmanioses.

O evento tem como objetivo promover a reflexão, considerando os indicadores de doenças emergentes e populações negligenciadas em todo o Maranhão, além de contribuir para que a temática esteja inserida na agenda das Políticas Públicas.

Participaram da solenidade de abertura a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita de Maria Seabra; a diretora do curso de Medicina Veterinária e presidente do evento, Ana Lúcia Abreu Silva; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão, Francisca Neide; o assistente do Centro de Ciências Agrárias, professor Nordman Wall; a vice-presidente do evento, Larissa Sarmento dos Santos; a coordenadora da Pós-Graduação em Ciência Animal, Alana Lislea de Sousa; a coordenadora da Pós-Graduação Bio Norte, Patrícia Maia Albuquerque e o vice coordenador da Pós-Graduação em defesa Sanitária Animal, Daniel Prazeres Chaves.

Simpósio de Leishmaniose 1

Segundo a presidente do evento, Ana Lúcia Abreu, o evento é extremamente necessário devido aos números de casos da doença em todo o país. “O objetivo é trazer quais atualizações existem no tratamento dessa doença, que é considerada negligenciada, quais estratégias de controle, devido ao grande número de casos, especialmente no nosso estado”, disse a professora.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita Seabra, destacou a importância do evento: “Eventos assim são muito importante, pois promovem a integração e fortalecem as parcerias entre as instituições aqui envolvidas. A Universidade pode mostrar a sua capacidade de trabalho, quais produtos pode gerar para contribuir para melhorar esse quadro no estado”, afirmou.

A palestra de abertura “Atualidades em Leishmanioses”, foi ministrada  pelo palestrante Gad Baneth, da Hebrew University de Israel. Simpósio de Leishmaniose 3

O evento, que será realizado até esta terça-feira (15), conta em sua programação com palestrantes de renome nacional, das Universidades Federal do Piauí, de Minas Gerais, da PUC Minas e da Fiocruz.