UEMA realiza VI Semana de Administração

Por em 22 de outubro de 2019

sead 1

Teve inicio na manhã desta segunda-feira (21), a VI Semana de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (SEAD – UEMA).

Com o tema “Empreendedorismo e revolução digital no desenvolvimento regional”, o evento, promovido pelo curso de Administração e pelo Diretório Acadêmico Bandeira Tribuzi, visa discutir o panorama, os cenários e as perspectivas do marketing digital e das startups brasileiras.

Devido a crescente onda de investimentos nas alternativas digitais no Marketing e na organização dos negócios locais esses temas estão em evidencia e ao mesmo tempo se tornam um desafio para os administradores de setores públicos e privados.

O coordenador do evento, professor Tiago Miranda, ressaltou a relevância do tema central do evento. “Vamos debater um tema muito atual, que é o empreendedorismo nessa perspectiva da revolução digital em prol do desenvolvimento da nossa região, do nosso estado. Esse é um momento muito interessante para o debate, para a discussão, o que torna muito mais rica a formação dos alunos”, disse o professor.

Segundo a diretora do curso de Administração da UEMA, Maria das Graças Mendes, a semana busca o compartilhamento do conhecimento. “A SEAD é um convite para a reflexão, para a busca de conhecimento, para o partilhamento de informações. É uma oportunidade também para os alunos atualizarem seus conhecimentos através da contribuição e da experiência dos nossos convidados”, enfatizou a professora.

sead 3O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destacou a importância do papel do Administrador em tempos de crise: “Em tempos tão nebulosos que servem de contexto para todas as organizações públicas e privadas, é indispensável pensarmos a formação dos administradores e administradoras que haverão de dar respostas a essas organizações em suas complexidades e peculiaridades. O papel dos administradores  foi se aperfeiçoando com o tempo e isso tem ocupado o cotidiano de professores e pesquisadores do campo de conhecimento da administração no sentido de bem orientar a caminhada dos alunos em formação, chamando a atenção de vocês de que novas habilidades e novas competências são hoje requeridas, é nesse sentido que a temática surge como um grande convite ao debate e a reflexão”.

sead 4A palestra de abertura “Administração para empreender e revolucionar”, foi ministrada pelo Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UEMA (PROPLAD), Roberto Coelho Serra. “São as ações empreendedoras que geram os novos status da sociedade e quem fazem com quem de tempos em tempos vivamos e experimentemos alguns efeitos revolucionários. Fazer isso por iniciativa empreendedora é um desafio, mas mais desafiador ainda é manter em equilíbrio esse sistema e a manutenção desse sistema em equilíbrio passa necessariamente pelas habilidades da administração, por aquilo que a administração como função, como ciência ou como técnica é capaz de fazer”.

A solenidade de abertura do evento contou ainda com a participação do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (PROGEP), Rômulo Travassos da Silva; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Nicodemos Costa; o diretor da agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA, José Morais e a presidente do Diretório Acadêmico Bandeira Tribuzi, Elinara Morais.