UEMA recebe palestra sobre solicitação de Visto para Estudo nos EUA

Por em 30 de outubro de 2019

IMG_6847
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria para Relações Internacionais (ARI), promoveu nesta quarta-feira (30) no auditório do UEMANET , a palestra: Processo de solicitação de Visto Americano para Estudos nos EUA. O objetivo é incentivar o intercâmbio de estudantes brasileiros para o país, fornecendo informações sobre os estudos nos EUA e procedimento pré-consular de visto de estudante.

A atividade faz parte da agenda de visita dos Representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife em São Luís que vai até o dia 31 de outubro.

” Antes de iniciar a preparação para estudar nos EUA o aluno precisa saber em qual tipo de programa ele se encaixa.São muitas oportunidades divididas em escolas técnicas, faculdades , universidades e o Summer Work Travel,onde o estudante tem a oportunidade de trabalhar, desenvolver o inglês e conhecer a cultura.Esses encontros são importantes para que o estudante possa tirar dúvidas de como são os estudos nos EUA e o que precisa para se obter o visto,”ressalta a Vice Cônsul, Débora David.

Os Estados Unidos oferecem uma ampla variedade de instituições de ensino superior e programas de estudos. Com tantas opções  é preciso considerar alguns fatores, como: o tipo de instituição e credenciamento, os programas e áreas de estudo, o ambiente acadêmico e o corpo docente, os requisitos para entrada e seletividade no processo de admissão, serviços para alunos e ambiente social,  a localização e o tamanho da universidade.

” Eu já estive no papel do estudante que sonha em estudar fora,por mais difícil e longe que  vocês considerem essa realização, eu recomendo  realizar pesquisas na Internet sobre lugares com credibilidade que ofereçam bolsas e oportunidades de estudo. Estudar em outro país contribui para o nosso crescimento pessoal,além de uma rica experiência cultural, afirma Shimenia Sobreira, Assistente Consular.

Para Débora David, Vice Cônsul, o estudante precisa estar atento para que não sofra fraudes. “ Revise todas as informações do formulário, se estão corretas, fique atenta às correspondências ou e-mail oficiais do governo americano, observe os erros gramaticais, pontuação e carimbos, para evitar comunicações falsas,”conclui.

Alguns cuidados são importantes para o dia da entrevista, além de todos os formulários devidamente preenchidos,o  passaporte válido  e o recibo da taxa SEVIS, alguns documentos adicionais são recomendados :

-Uma dica importante é praticar a língua inglesa antes da entrevista para a obtenção do visto.

– Documento que comprove a capacidade financeira do estudante para pagar as suas despesas no país.

-Comprovação de suas qualificações acadêmicas.

– Documentos que comprovem vínculos ao Brasil.

Para saber os passos completos para obtenção do visto americano para estudantes, acesse aqui.

IMG_6843