UEMA sedia evento do Moodle Moot Brasil


Por em 11 de outubro de 2019



moodlemoot

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Universidade Estadual do Maranhão recebeu, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANet), o encontro brasileiro da comunidade Moodle. O Moodle Moot Brasil é a versão nacional da conferência que é realizada em vários países, dedicada aos desenvolvedores, administradores e usuários da plataforma Moodle, uma das plataformas de ensino aprendizagem mais utilizadas no mundo.

Disponível em 75 línguas e com mais de 25 mil projetos registrados em 175 países, o Moodle permite a criação de cursos e disciplinas online, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. Além de várias outras funcionalidades.

Pela primeira vez o evento foi realizado no Maranhão e contou em sua programação com palestras, oficinas, atividades de integração, visando a promoção da troca de ideias e experiências entre os participantes.

O representante do Moodle Brasil, Gilvan Marques, falou sobre o evento: “O evento é realizado duas vezes no ano, uma edição na cidade de São Paulo e outra itinerante, em outra capital. Fazemos isso para levar o conhecimento para os outros estados do país. Assim, a cada lançamento, a cada seis meses, temos novas funcionalidades, correções de erros da plataforma, novas metodologias são aplicadas, e assim evoluindo de forma gradual e com novos recursos”, explicou Gilvan.

A Coordenadora Geral do UemaNet, Ilka Serra, falou sobre a importância de realizar eventos para discutir o uso de tecnologias voltadas para a educação. “Esses dois dias são de grande aprendizado e de colaboração. Apresentaremos para vocês um pouco do que a UEMA tem desenvolvido com essa ferramenta, pois temos o prazer de estar entre alguns dos grandes desenvolvedores de layout do Moodle. O moodle foi oficializado na UEMA como um ambiente institucionalizado para oferta de cursos a distância”, disse Ilka.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, destacou o caráter colaborativo e de integração do evento em favor das tecnologias da educação. “A possibilidade de estarmos aqui reunidos, trazendo suas impressões, percepções e ideias para avançar a fronteira de desenvolvimento desse importante instrumento hoje colocado a favor da educação. Tenho certeza que sairemos todos desses dois dias de intenso trabalho com melhores e maiores ideias e contribuições para fazermos esse ambiente virtual de ensino-aprendizagem trabalhar a favor das nossas instituições, das nossas atividades acadêmicas e profissionais”, afirmou o reitor.



Últimas Postagens