VII Encontro de Teatro Científico é realizado no Campus Caxias

Por em 7 de outubro de 2019

IMG_9900Nos dias 1º, 2 e 3 de outubro ocorreu, no Auditório Leôncio Magno e diversas salas do Campus Caxias, o VII Encontro de Teatro Científico. O evento possui caráter multidisciplinar e tem como objetivo unir a Física e todas as áreas do conhecimento numa única vertente: a melhoria da educação. O evento faz parte da dissertação de Mestrado da organizadora, a professora Olívia de Araújo Aragão Diniz. Desde 2013 ela organiza as edições do Teatro em Caxias. A vice-coordenação é da Profa. Dra. Maria de Fátima Salgado, junto com todos os alunos do LABMAT (Laboratório de Materiais e Divulgação Científica).

A professora Olívia Diniz disse: “Em 2013 enviamos um projeto de Teatro Científico, pela Escola Antônio Rodrigues Bayma, que foi aprovado. Desde lá estamos nessa luta. Muitas pessoas acham que o aluno só deve aprender cálculo de modo puramente racional. No Encontro mostramos que, com o Teatro, o aluno realmente aprende. Ninguém sabia que se poderia associar artes com uma ciência como a Física”, explica.

Nos dois primeiros dias os presentes assistiram no auditório apresentações pela manhã e à noite. O último dia foi reservado para as oficinas.

IMG_9820No primeiro dia fez-se uma mesa redonda onde se falou das possibilidades do Teatro Científico e a eficiência comprovada dessa metodologia. Em seguida, alunos do Ensino Fundamental do Colégio João Lisboa apresentaram duas performances musicais: a música “Black or White” e “Combate à Discriminação”. O Grupo Teatral Letra Fisic encenou a peça “Dona Física nas Ondas do Rádio”, escrita pela professora Olívia Diniz.

Na manhã do segundo dia alunos da Escola Raimundo Nunes apresentaram performances musical e coreográfica em LIBRAS e acadêmicos do 2º período do Curso de Física encenaram as peças “Entropia: a Seta do Tempo” e “O Céu de Sobral”. À noite o público acompanhou a apresentação de “Era uma Vez” e “Felizes para Sempre”, da Escola Raimundo Nunes e “Báskara, um Homem à Frente de Seu Tempo”, com o Grupo Teatral Calculart e também escrita pela professora Olívia. Depois houve uma mostra de experimentos de Física de baixo custo para o Teatro Científico.

A Profa. Dra. Maria de Fátima Salgado se pronunciou: “Em 2012 tivemos em Caxias a 6ª versão do Encontro Nacional de Teatro Científico (hoje está na 13ª) e temos participado desde a 5ª. Eu sugeri à professora Olívia que ela assumisse a coordenação do Encontro em Caxias, pois é uma competente professora e tem um dote artístico. Ela, com uma equipe, vem organizando isso ao longo dos anos, com maturidade e sabedoria”.

O professor Wenderson Francisco Ferreira da Silva, graduado em Física pela UEMA, falou: “Hoje sou professor do IEMA(Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão). Acredito que trabalhar a ciência dentro do teatro gera bons frutos, e eu sou um desses frutos”.

A manhã do último dia foi voltada para a realização de oficinas. Entre elas podemos citar: “Ciência por trás da cena”; “A presença da Matemática em tudo” e “A Física em movimento”.

Os grupos com melhor desempenho, avaliados por uma comissão julgadora, foram premiados à tarde.

Por Emanuel Pereira