10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no Campus Caxias

Por em 1 de novembro de 2019

IMG_1723Nos dias 30 e 31 de outubro foi realizada a SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) no Campus Caxias. As atividades foram desenvolvidas na Praça Duque de Caxias, situada em frente à UEMA, e em algumas salas da instituição. O tema deste ano foi “Bioeconomia, Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.  Na abertura do evento a Profa. Dra. Maura Rejane, representando a Diretora do Campus, Profa. Jordânia Pessoa, disse: “Parabenizo a comissão organizadora do evento. Sabemos que é com muita dificuldade que todos os eventos ligados à ciência, tecnologia e educação estão acontecendo no país. Então, observarmos nossa praça sendo prestigiada dessa forma faz com que torçamos para que sejam dias de descoberta, incentivo e, principalmente, mostrar que as adversidades não vão nos impedir de fazer as coisas acontecerem”.

Fizeram parte das atividades a II Mostra Científica do Leste Maranhense; a IX Mostra Científica de Ciências Biológicas de Caxias; a X Exposição “Caxias faz Ciência” e a VI Competição Científica (abrangendo os níveis fundamental, médio e superior). Nesta competição as equipes participantes eram avaliadas, recebiam pontuações e certificados de premiação e participação.

Entre os trabalhos apresentados nos stands podem ser citados: “Tratamento sustentável de águas cinzas e aplicação em horta escolar”; “Plantas medicinais”; “Cultivo de hortaliças orgânicas através da aquaponia”; “Impactos do fogo sobre a Biodiversidade”; “Projetos de intervenção pedagógica – da ludicidade aos desafios cotidianos (brincando também se aprende)”; “IV Mostra de Paleontologia do CESC/UEMA”; “A Robótica como ferramenta teórica/prática na disciplina de Matemática”; “Babaçu: fonte de riqueza, diversidade sustentabilidade ambiental”.

IMG_1840Nas salas foram abordados, entre diversos temas: ”Introdução à observação de aves”; “Diversidade de criadouros de Aedes Aegypti e estratégias de prevenção às arboviroses em Caxias”.  Acadêmicos da UEMA expuseram trabalhos de extensão, analisados por uma banca.

Houve também recital de poesias, visitas guiadas a laboratórios, apresentações musicais e teatrais. O Hino de Caxias foi executado por um casal através   de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Uma integrante do grupo StarLibras interpretou canções usando o mesmo recurso.

Um dos participantes da competição científica foi o aluno Wilson Rogério, da Escola Dias Carneiro e do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão): “Aqui nós trouxemos a Robótica e a História. Trabalhamos com lugares de Caxias que queremos preservar e com a inteligência artificial. Montamos uma casa totalmente ecológica e o uso de nossos programas é para diminuir o gasto com energia. Nós trabalhamos Robótica com garotos do Ensino Fundamental, o que é muito bom”.

A Profa. Dra. Joseleide Teixeira Câmara, presidente da Comissão Organizadora, se pronunciou: “Neste ano tivemos uma boa participação de escolas estaduais, municipais, particulares e instituições de ensino superior públicas e privadas, público em geral, além de comerciantes que trouxeram seus produtos. A secretaria estadual mostrou um trabalho de alfabetização. Misturamos ciência, poesia, tecnologia, conhecimento científico, artesanato (que faz parte do conhecimento popular), danças, etc. Foi um misto de manifestações culturais. Atividades lindíssimas, com profundidade científica e cultural. Apesar da limitação de recursos o trabalho foi intenso”, avaliou.

Segundo a professora, 35 instituições estiveram presentes na SNTC.  As atividades abrangeram quatro municípios, pois teve a cooperação de escolas de Aldeias Altas e São João do Sóter (para onde a coordenadora se dirigiu para executar tarefas) e Duque Bacelar. Ela contabilizou cerca de 150 atividades praticadas durante o evento.

Por Emanuel Pereira