Aluno do Campus Itapecuru-Mirim é destaque na área da Literatura

Por em 20 de novembro de 2019

PHOTO-2019-11-20-16-26-27Natanael Vieira nasceu num povoado na cidade de Anajatuba. Estudante do 5º período do curso de Letras, no Campus Itapecuru-Mirim da Universidade Estadual do Maranhão, ele se destaca na literatura, já com alguns livros publicados. Sua vida literária iniciou mesmo antes de entrar na Universidade, em 2014. A priori, começou fazendo poemas, estendendo seu campo para contos, fábulas, cordéis, poemas eróticos e entre outros.

Em 2016, ainda no ensino médio, lançou o seu primeiro livro de poemas intitulado “Até aonde iremos pelo amor?”. O livro possui poemas românticos, que marcam a transição do autor na adolescência. Ainda em 2018 participou da coletânea intitulada Púcaro Literário II. O aluno participou, também, de diversas antologias do País, já totalizando quase 15 obras que marcou presença, tais que podem ser citadas: Antologia Literarte Celebrai O Nordeste Brasileiro; Eu – Jardineiro; Aromas – Argentina, entre outras. Além disso, tem as antologias que ele mesmo organiza, como Antologia Encanto do São João; Antologia no meio do caminho tinha um professor; Antologia Desabafo social.

Em 2019, nasceu o segundo livro “Desabafos Poéticos”, de poemas. “Foi meu primeiro teste com as plataformas digitais, as de Autopublicações. Produção, diagramação. Faço tudo e coloco na plataforma Clube de Autores, uma das maiores do mundo”, disse ele.

E neste ano está preparando o seu próximo livro. Então, vem novidades por aí.

E, além disso, ele é coordenador e fundador do projeto social Fazendo a Diferença, que tem como objetivo preparar os jovens concluintes do ensino médio a terem mais possibilidades a alcançar êxito no Enem ou nos diversos vestibulares locais, onde também atua como professor de Redação. E a lista só cresce, é, também, Membro da Academia de Letras Sociedade dos Poetas Virtuais, que tem como patrono Ferreira Gullar.

“Considero a arte poética como um desabafo, por isso que sou fã desta arte literaturesca. Há cada nova criação sinto uma nova sensação, um novo sentimento em buscar a leitura, em buscar criar novas coisas, sinto algo incompleto dentro e mim, sinto certo incômodo, por isso essa loucura que permanece em morar dentro dessa caixa ambulante chamado de cérebro. Vejo que as palavras deixam tudo possível, tudo mais bonito e atraente. Ela consegue dizer coisas que nunca pensei em falar, ela me ajuda a superar medos, dores e tristezas. Desta forma, ser poeta, ser escritor é questão de honra, é questão de ser uma pessoa pensante, determinada em querer alcançar sempre novas histórias por trás das criações poéticas”, destacou.

Natanael organizou o I Concurso de Poesias FaD, em prol de semear ainda mais a Literatura e o encanto poético, cuja temática foi “Minoria Sociais do Brasil’. Foram 25 participantes e 10 vencedores, estes participaram da antologia, que foi preparada.

“Sou um escritor em ascensão literária, pois deixo-me envolver sobre as utopias, aporias do pilar literário e poético”, afirmou ele.

Membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), em Itapecuru-Mirim, membro da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, membro da Academia Internacional de Literatura Lusófona, agora em novembro ele foi indicado para receber o certificado e medalha de membro correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (FEBACLA), uma das mais importantes do país. E, ainda, vai receber pela mesma academia o certificado de Caneta de Ouro, por ter publicado já dois livros e o Título de Doutor Honoris Causa da Literatura.

“Estou muito feliz por me tornar membro da FEBLACA e por receber esse título Doutor Honoris Causa da Literatura, pois só é concedido a quem trabalha com a causa literária”, contou.

Para ele, a Universidade foi e é de extrema importância para esses momentos. “Eu sou apaixonado pelo Curso de Letras. A UEMA me mudou, me moldou no pensar, na personalidade. Fez realmente a diferença em minha vida. E nisso, sou um jovem em transformação graças à escola pública e a universidade, duas casas que me mostraram o real objetivo de viver agraciado e amparado acerca de objetivos. E sei que a escrita ligado à minha fome de crescimento vai me levar a patamares muito mais alto do que estes. Sou grato a tudo e a todos, principalmente aos que sempre me apoiaram”, finalizou Natanael.

Por Paula Lima