Campus Grajaú realizará o projeto “Casulo: Educação Sexual na Adolescência”

Por em 14 de novembro de 2019

WhatsApp Image 2019-11-14 at 12.57.32

O Campus Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizará o projeto “Casulo: Educação Sexual na Adolescência” em parceria com a Prefeitura Municipal de Grajaú, através da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e as secretarias de Educação e Saúde. O projeto será desenvolvido pelos acadêmicos do 6º período do curso de Enfermagem e executado no período de 1 ano, na Escola Municipal Paulo Ferraz de Sousa, do bairro Expoagra em Grajaú – MA.

O objetivo é realizar um trabalho preventivo, através da promoção da educação sexual e reprodutiva entre os estudantes, desenvolvendo atividades que lhes proporcionem conhecimentos, possibilitando o aumento de informação e reflexão sobre o tema, para que assim, os alunos possam tomar decisões para a redução dos comportamentos de risco.

WhatsApp Image 2019-11-14 at 12.56.31

O lançamento oficial do projeto aconteceu no dia 12 de novembro na Escola Municipal Paulo Ferraz de Sousa, e contou com a participação da Prefeitura Municipal de Grajaú e das Secretarias, corpo docente e discente da UEMA – Campus Grajaú, juntamente com os discentes do 5º ao 9º ano, docentes da Escola Municipal e pais ou responsáveis dos alunos.

De acordo com a diretora de Campus Grajaú, Ana Rita, os altos índices de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e a gravidez na adolescência no município de Grajaú – MA, faz-se necessário promover para os alunos a orientação, apoio e proteção adequados para o início desta nova fase da vida, a fim de que eles saibam lidar com mais responsabilidade, segurança e tranquilidade diante das novas experiências.

“Esta ação só aumenta nossa responsabilidade como Instituição de Ensino, pesquisa e extensão. Temos a convicção de que estamos cumprindo com a missão de levar a UEMA a comunidade local. Espera-se com este projeto uma mudança de comportamento dos jovens, minimizando os altos índices, com vistas à promoção da saúde da população e estímulo ao auto cuidado”, destacou professora Ana Rita.

WhatsApp Image 2019-11-14 at 12.56.17

Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Sérgio Limeira “o projeto Casulo impulsionado pela UEMA em parceria com as Secretarias do Município de Grajaú é de alta relevância porque nos permite dialogar com adolescentes, em fase da puberdade, e assim levantar um processo de conscientização sobre os riscos e perigos das doenças sexualmente transmissíveis e, sobretudo, da gravidez precoce, esta, por sinal aumenta o flagelo social no nosso Município.

“Com o objetivo primordial de ajudar os adolescentes a terem responsabilidade social, evitando ainda mais as mazelas dentro das famílias de baixa renda, o projeto Casulo inova e estende o ensino acadêmico para o meio das comunidades mais pobres. Creio e quero crer que será um sucesso absoluto quanto ao êxito e resultados”, enfatizou o Secretário Sérgio Limeira.

Por: Karla Almeida