Curso de Agronomia da UEMA recebe homenagem na Câmara Municipal de São Luís

Por em 29 de novembro de 2019

IMG_7317A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), participou na tarde desta quinta-feira(28) de uma homenagem solene  na Câmara Municipal de São Luís em homenagem aos 50 anos do curso de Agronomia . A cerimônia foi realizada a convite do Vereador Honorato Fernandes que na ocasião entregou uma placa comemorativa aos professores e profissionais que contribuíram na construção e desenvolvimento do curso.

A mesa de honra contou com o Vereador Honorato Fernandes; o reitor da UEMA Gustavo Costa; o ex reitor e professor José Tavares Vieira da Silva; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão- CREA, Berilo Macedo; a diretora do curso de Agronomia, Maria Cristina Mendonça; a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, Ana Maria Silva de Araújo.

“Um dia de muita alegria para a Universidade Estadual do Maranhão,especialmente para o curso de Agronomia homenageado pela Câmara Municipal de São Luís pelo seu jubileu de ouro. São 50 anos de uma trajetória repleta de realizações e conquistas acadêmicas e científicas, formando profissionais a nível de graduação e agora a nível de mestrado e doutorado. O curso vem contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, com o aprimoramento das ferramentas teóricas e técnicas na agropecuária, na agricultura familiar e na agroecologia, ” ressalta o reitor Gustavo Costa durante a Sessão Solene.

DSC_0229

De acordo com o Vereador Honorato Fernandes, a homenagem é um momento de gratidão para todas as pessoas que ajudaram a contribuir para o desenvolvimento do curso de agronomia. “ É um prazer estar aqui hoje na Câmara Municipal  de São Luís recebendo nesta data festiva a comemoração dos 50 anos do curso de Agronomia.Um curso onde meu pai foi professor, de uma universidade que dá uma bela contribuição na construção de homens e mulheres que atuam na agricultura no Maranhão,”conclui.

“ A importância de estarmos recebendo essa homenagem na Câmara dos Vereadores nos mostra como o curso já está enraizado como uma planta. Nesses 50 anos são mais de  2000 alunos egressos fora os ativos que ainda estão no curso. Esse é um momento de resgatar a história do curso de Agronomia , com a presença de seus professores fundadores, professores ativos, alunos ativos.É um momento ímpar, de emoção única,”afirma a diretora do curso de Agronomia, Maria Cristina Mendonça.

A atual nominação – Curso de Agronomia é uma decorrência da modificação estrutural experimentada pela UEMA, de acordo com o Decreto nᵒ 13.819, de 25 de abril de 1994. Vincula-se por aquele dispositivo ao Centro de Ciências Agrárias e, por intermédio de Departamentos Acadêmicos, Núcleos Técnicos e Fazenda Experimental, desenvolve as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área agronômica.

Por Priscila Abreu

Fotos: Rafael Carvalho