I Ciclo de Bate Papo sobre Linguagens encerra com análise de obra de Gonçalves Dias


Por em 29 de novembro de 2019



IMG_3212

Na terça-feira, dia 26, foi encerrado no auditório do Campus Caxias o I Ciclo de Bate Papo Sobre Linguagens, realizado pelo Curso de Letras. O tema do 3º Bate Papo foi “Agápito: o romance descartado de Gonçalves Dias?”, com a Profa. Dra. Antônia Pereira de Souza, graduada em Letras pela UEMA Caxias. Ela tem Mestrado em Estudos Literários pela UFPI e Doutorado em Literatura e Cultura pela UFPB.

Antônia Pereira informou que, à época, nem o teatro era bem recebido e os poetas não se organizavam para publicar. A poesia era solta, os jornais deixavam de circular, não havia periodicidade.

Questionada por um dos presentes se Gonçalves Dias seria um bom romancista, ela respondeu: “Sim, seria. A obra “Agápito” era um drama. Nota-se que há um amor exagerado”.

O que restou da obra foram os três capítulos publicados no jornal e posteriormente, por Antônio Henriques Leal. Pesquisadores dizem que uma das partes que escaparam das chamas foi “A Canção do Exílio”, que integrava esse romance, um dado confirmado pelo biógrafo.

IMG_3211 (1)

 

Por Emanuel Pereira



Últimas Postagens