Núcleo de Acessibilidade realiza Dia Especial na UEMA

Por em 12 de novembro de 2019

diaespecial1O Núcleo de Acessibilidade (NAU) da Universidade Estadual do Maranhão realizou no dia 12 o Dia Especial na UEMA.

O debate “Discutindo a LBI na Universidade” abriu o evento, onde foi apresentado o histórico, as características da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência e contou com a participação da coordenadora do NAU, Marilda Lopes; da assessora parlamentar, Isabelle Passinho e a professora de Letras da UFMA, Nilza Quixaba.

“O dia Especial é importante porque é um dia em que podemos socializar saberes, compartilhar ações, dizer o que nós fazemos e o que podemos fazer com o amparo legal. O que podemos fazer para melhorar essa instituição em relação a acessibilidade e assim ajudar na formação dos nosso alunos com deficiência”, disse a coordenadora do NAU, Marilda Lopes.

diaespecial2

A assessora parlamentar, Isabelle Passinho, do Núcleo de Análise e Elaboração da Legislação voltada a população com deficiência, ressaltou o papel da UEMA nas ações voltadas para a acessibilidade.

“No dia que estamos discutindo inclusão social, direito a pessoa com deficiência, principalmente nas universidades, destaco que a UEMA é uma referência no que tange a luta por inclusão social nas universidades aqui do maranhão, pois sem dúvidas é uma das instituições universidade que mais luta pra que seus alunos com deficiência estejam de fato incluídos e também busca desenvolver o papel dela, no sentido de contribuir para que a sociedade também se torne cada vez mais inclusiva”, afirmou Isabele Passinho.

O evento contou ainda com a palestra “Violência contra mulheres (mulheres com deficiência)”, roda de conversa “Suicídio: falar para prevenir”, e com ações sociais inclusivas que foram realizadas durante todo o dia.