Premiação marca encerramento da Semana Acadêmica 2019

Por em 11 de novembro de 2019

DSC_0055-2A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou nesta sexta-feira(08), o encerramento da Semana Acadêmica 2019.O evento foi marcado pela premiação dos trabalhos apresentados pelos acadêmicos durante a semana.

A semana Acadêmica deste ano foi constituída por  04 temáticas simultâneas.A programação  cientifica constou de 2850 congressistas credenciados em 13 eventos cientificos, são eles: XXXI Seminário de Iniciação Cientifica da UEMA (SEMIC), 12ª Jornada de Extensão Universitária – JOEX , II Jornada da Cultura, Workshop de Educação, Workshop de Inovação, Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa(UNABI),VI Encontro Estadual de Filosofia, VI Encontro de Iniciação à docência da UEMA (ENID),Creditação da Extensão Acadêmica, Workshop de Agronomia, IX Formação Docente, História e Ensino, Workshop de Zootecnia.

Na programação ambiental, realizada pela Assesssoria de Gestão Ambiental da UEMA, foram realizados :talk show,oficinas,vivências, circuito sala verde e visitação ao Herbário Rosa Mochel. A programação cultural recebeu no palco “UEMA em foco” os talentos da Universidade e comunidade que puderam participaram de pocket shows, aulões de dança, Dj , karaokê, tambor de crioula, cacuriá, corais, orquestra de violões, violino e apresentações de dança.

Na programação para comunidade foram disponibilizada serviços gratuitos na área da saúde, direito, arquitetura, veterinária, dentre outros.

Os certificados digitais dos trabalhos apresentados e/ou premiados serão enviados por e-mail, no prazo de 30 dias.

Confira os premiados na Modalidade Banner, da Semana Acadêmica UEMA 2019.

– CIÊNCIAS DA SAÚDE

MENÇÃO HONROSA

Potencial biológico: Atividade antimicrobiana e moluscida do óleo essencial das folhas de pimenta dióica Lindl. Com autoria de: Paulo Victor Serra, Ericka Cristina Silva, Gustavo Oliveira Everton, Vitor Elias Mouchrek e Mariana Oliveira

EM PRIMEIRO LUGAR

Longevidade funcional.Com autoria de: Brenda Carvalho Silva, Marcela Nolêto Mundim de Sousa.

– CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MENÇÃO HONROSA

Eficiência do uso de Poecilia reticulata no controle biológico de larvas de Aedes Aegypti em laboratório.Com autoria de: Hanna Karolina Sousa Silva Soares, Bruno Rafael Carvalho dos Santos, Alexandre Santana e Rosana Sousa de Oliveira Pinheiro – Azevedo.

EM PRIMEIRO LUGAR

Incidência de trematódeos digenáticos e Trichodina sp. no  Molusco bivalve anomalocardia flexuosa (linneus, 1967) em um estuário na ilha do maranhão. Com autoria de: Nathália Medeiros Guimarães, Ana Alice Ferreira e Thiago de Moraes Lenz

– CIÊNCIAS AGRÁRIAS

MENÇÃO HONROSA

Trypanosoma cruzi em cães na área Itaqui Bacanga, São Luís – MA. Com autoria de :Thaliane França Costa, Ana Vitória Verde Oliveira Rocha, Leandro Macedo Miranda, Larissa Fernanda Soares, Davi Viegas Melo e Andrea pereira da Costa

EM PRIMEIRO LUGAR

Levantamento Social, Econômico e Ambiental da Comunidade de Pescadores de Valha-me Deus, RESEX de Cururupu –  MA. COM AUTORIA DE:Natália Kelly Gomes Garcia, Hanna Karolina Sousa Silva Soares, Andressa Bezerra de Almeida, Barbara Mendes da Silva, Simone de Jesus Melo, Thais Jadna Cutrim, Gabriel Fernando Sodré Máximo, Daiane Brito Sá Saraiva, Zafira Almeida Da Silva.

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

MENÇÃO HONROSA

Avaliação de métodos estatísticos e ferramentas computacionais na análise de qualidade do biodiesel. Com autoria de:

Geovanna Caroline Oliveira da Silva; Raquel Maria Trindade Fernandes; Pedro Antônio Muniz Vasquez e Alagim Khan.

EM PRIMEIRO LUGAR

Aplicação e desempenho do conjunto de bases de ECP pseudo-potencial na computação de propriedades moleculares das moléculas de Interesse. Com autoria de: Jeovanna Thayanara Oliveira Martins, Raquel Maria Trindade Fernandes; Pedro Antônio Muniz Vasquez e Alagim Khan.

CIÊNCIAS HUMANAS

MENÇÃO HONROSA

GÊNERO E VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES A PARTIR DAS REDES DE PROTEÇÃO INSTITUCIONAIS EM SÃO LUÌS/MA. Com autoria de:Ivina de Fátima Mota Moraes Costa, Tatiana Raquel Reis Silva.

EM PRIMEIRO LUGAR

CARTOGRAFIA DAS ILHAS DE CALOR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PACIÊNCIA NA ILHA DO MARANHÃO EM 1984, 1999 E 2014 A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITE . Com autoria: Marcos Vinicius Lima Sousa1; Gabriel Costa da Costa1; Leticia Moura Ferreira, Luiz Jorge Bezerra da Silva Dias.

– CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

MENÇÃO HONROSA

ENCARCERAMENTO FEMININO E (IN)VISIBILIDADE: A PROBLEMÁTICA DO CÁRCERE NO MARANHÃO NO CONTEXTO CONSTITUCIONAL PÓS-1988. Com autoria de: Flaviane Nogueira Rodrigues;  Thiago Allisson Cardoso de Jesus

EM PRIMEIRO LUGAR