Segunda etapa do PAES 2020 é finalizada neste domingo

Por em 24 de novembro de 2019

DSC_0064

Na tarde deste domingo, 24, mais de 15 mil candidatos em todo o Maranhão compareceram aos locais de prova do Processo Seletivo de Acesso a Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão ( PAES 2020). Esta foi a segunda etapa de provas do certame.

Um percentual de 9,31% dos candidatos classificados para esta etapa do vestibular da UEMA não compareceu aos locais de provas, totalizando 1.563 ausentes.

Hoje os candidatos tiveram que resolver doze questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso; e uma redação, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

DSC_0061

O tema da redação do vestibular da UEMA foi: “A importância do brincar e do divertir-se para o pleno desenvolvimento humano”. A argumentação para essa temática deveria ser baseada nos seguintes textos, poemas, músicas e artigos: “Os pensadores”,  do filósofo grego Aristóteles; “Camelôs”, do poeta Manuel Bandeira; “Bola de meia e bola de gude (adaptado)”, dos compositores Milton Nascimento e Fernando Brant ; “Por que não brincamos mais?”, da revista CULT. Todos estavam disponíveis no caderno de produção textual.

As provas foram aplicadas nas cidades de São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim e São Bento. Já as provas da UemaSul aconteceram nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Estreito.

De acordo com a presidente da comissão do PAES 2020, Cristiane Pestana, o certame aconteceu de maneira tranquila em todo o estado.

Provas disponíveis

Os cadernos de provas da segunda etapa do PAES 2020 estarão disponíveis nesta semana no site do PAES.

Curso de Formação de Oficiais PMMA e CBMMA

A UEMA, por meio da Reitoria, no uso das suas atribuições legais, tornou pública a retificação do Edital n.º 42/2019 – GR/UEMA, adaptando o cronograma do certame para garantir a disponibilidade de vagas para pessoas com deficiência no Curso de Formação de Oficiais PMMA e CBMMA, cumprindo a decisão judicial, em caráter liminar de antecipação de tutela recursal, exarada nos autos do Agravo de Instrumento n.º 0808491-46.2019.8.10.0000, interposto perante o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, relativa ao Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2020.

Dessa maneira, haverá uma nova inscrição do PAES 2020 para as pessoas com deficiência, exclusiva para o Curso de Formação de Oficiais PMMA e CBMMA em janeiro de 2020. A prova está prevista para acontecer em Março.

Confira edital completo aqui.

UemaSul

Excepcionalmente, o PAES 2020 abrangerá a seleção dos candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em decorrência de ajuste consolidado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n.º 01/2019 entre as Instituições de Ensino Superior.

Para a UEMASul a novidade é que estão sendo ofertadas 40 vagas para o Curso de Medicina – Campus Imperatriz, além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras – Campus Estreito.

Resultado Final

O resultado final do Processo Seletivo de Acesso a Educação Superior da UEMA está previsto para ser divulgado em meados de janeiro de 2020.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho